Ministro japonês é obrigado a pedir desculpas após atraso de 3 minutos
O atraso foi visto como desrespeito ao cargo por deputados da oposição. Em resposta, eles boicotaram um encontro durante cinco horas.
Mariana Desidério
Publicado em 23 de fevereiro de 2019 às 14h30.
O ministro japonês das Olimpíadas, Yoshitaka Sakurada, foi obrigado a pedir desculpas em público por ter se atrasado três minutos para uma reunião com parlamentares.
O caso ocorreu na última quinta-feira. Apesar de mínimo, o atraso foi visto como desrespeito ao cargo por deputados da oposição. Em resposta, eles boicotaram um encontro sobre o orçamento do governo durante cinco horas.
Os japoneses podem até ser pontuais, mas mesmo para eles um atraso de três minutos não é um grande problema.
A questão é que o ministro Sakurada coleciona polêmicas, e o atraso desta semana apenas esquentou ainda mais o clima. A oposição já pediu várias vezes que ele fosse demitido.
Na semana passada, por exemplo, ele disse ter ficado decepcionado com a notícia de que uma nadadora japonesa havia sido diagnosticada com leucemia. Após reações negativas, ele pediu desculpas.
Sakurada – que também está à frente da pasta de Segurança Cibernética – foi nomeado ministro das Olimpíadas em outubro de 2018. Entre suas funções está supervisionar as operações de segurança cibernética para os Jogos de 2020, em Tóquio.