Mundo

Ministro do Irã viaja à Europa para negociações nucleares

O chefe da diplomacia iraniana se encontrará hoje na capital belga com a alta representante para política Externa e de Segurança da UE, Catherine Ashton


	Usina nuclear no Irã: conversas serão sobre política nuclear entre Irã e o G51 (China, Rússia, EUA, França, Reino Unido mais a Alemanha)
 (Majid Asgaripour/AFP)

Usina nuclear no Irã: conversas serão sobre política nuclear entre Irã e o G51 (China, Rússia, EUA, França, Reino Unido mais a Alemanha) (Majid Asgaripour/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2014 às 08h25.

Teerã - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, inicia nesta segunda-feira uma viagem visitas a três países da União Europeia - Bélgica, Luxemburgo e Itália - que terá como primeira parada Bruxelas, informou o Ministério das Relações Exteriores em Teerã.

O chefe da diplomacia iraniana se encontrará hoje na capital belga com a alta representante para política Externa e de Segurança da UE, Catherine Ashton, com quem conversará principalmente sobre as negociações nucleares entre Irã e o G51 (China, Rússia, EUA, França, Reino Unido mais a Alemanha).

Ashton continuará a liderar as negociações pelas seis potências mesmo após deixar seu posto como chefe da diplomacia europeia.

As equipes negociadores se encontrarão para retomar o diálogo antes da próxima Assembleia Geral da ONU em Nova York, ainda este mês, quando acontecerá um encontro do G51 com o Irã em nível ministerial.

Após sua estadia em Bruxelas, Zarif partirá amanhã para Luxemburgo, onde fará uma breve visita, antes de ir na quarta-feira a Roma, onde se reunirá com a sucessora de Ashton, a ministra Federica Mogherini.

Ontem Zarif recebeu em Teerã a visita de outro ministro das Relações Exteriores europeu, o finlandês Erkki Tuomioja, e durante a próxima semana deve receber visitas de outros dois: o da Dinamarca, Martin Lidegaard, e o da Eslováquia, Miroslav Lajcak.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - PaísTestes nuclearesUsinas nucleares

Mais de Mundo

Trump diz que María Corina deve permanecer 'em segurança' após relatos de detenção na Venezuela

Número 2 do regime de Maduro nega detenção de María Corina: 'Invenção, mentira'

Mais de 425 mil residências e empresas ficam sem luz devido a incêndios na Califórnia

Saiba quem é a líder da oposição venezuelana presa após liderar protesto contra posse de Maduro