México e EUA decidem introduzir novas tecnologias no combate ao narcotráfico
Em reunião, autoridades dos dois países decidiram estimular a utilização de novos recursos e sistemas de informação bilateral na luta contra a criminalidade
Da Redação
Publicado em 5 de setembro de 2010 às 11h40.
México - O ministro da Governação (Interior) do México, José Francisco Blake, e o chefe do combate às drogas dos Estados Unidos, Gil Kerlikowske, decidiram neste sábado impulsionar a iniciativa Mérida com o uso de novas tecnologias para enfrentar o narcotráfico, informou o governo mexicano.
O ministro Blake "recebeu o diretor da agência para o controle de drogas dos Estados Unidos, Gil Kerlikowske (...) e concordaram em fortalecer a iniciativa Mérida como mecanismo de colaboração para combater o fenômeno do consumo de drogas e os problemas que ocasiona", indicou o ministério mexicano em um comunicado.
No encontro dominado por assuntos de segurança e políticas de combate ao consumo de drogas, ambas as autoridades "decidiram estimular a utilização de novos recursos e sistemas de informação bilateral na luta contra a criminalidade", acrescentou.
Até março, o Congresso americano havia aprovado a liberação de cerca de 1,6 bilhão de dólares para a iniciativa Mérida, dos quais 1,3 bilhões seriam destinados ao México.
A Iniciativa Mérida foi lançada em 2008 pelo então presidente americano George W. Bush e foi seguida por seu sucessor Barack Obama como parte da política de apoio à região no combate ao narcotráfico.
Leia mais sobre fiscalização
Siga as notícias de Mundo no Twitter