Mundo

Metade dos russos tem opinião negativa sobre União Europeia e EUA

Ao mesmo tempo, 54% dos indagados tem uma má imagem da Ucrânia

Rússia: um quarto dos russos (25%) considera que o Kremlin deve fazer qualquer coisa para "reter o controle sobre as antigas repúblicas da União Soviética" (lya Naymushin/Reuters)

Rússia: um quarto dos russos (25%) considera que o Kremlin deve fazer qualquer coisa para "reter o controle sobre as antigas repúblicas da União Soviética" (lya Naymushin/Reuters)

E

EFE

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 11h05.

Moscou - Metade dos russos tem uma opinião negativa sobre a União Europeia e os Estados Unidos, segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira pelo centro sociológico Levada, embora a percepção da população sobre o Ocidente em geral tenha melhorado em comparação com o ano passado.

Entre os entrevistados, 47% manifestaram ter uma atitude negativa em relação à UE, enquanto 39% a qualificaram como "boa" e outros 14% não souberam responder à pergunta.

Quanto aos EUA, 49% dos russos afirmaram ter uma opinião "ruim" ou "muito ruim" sobre país, enquanto 37% disseram ter uma imagem "boa" ou "muito boa".

Um quarto dos russos (25%) considera que o Kremlin deve fazer qualquer coisa para "reter o controle sobre as antigas repúblicas da União Soviética, inclusive pela força se necessário".

Neste sentido, mais da metade dos russos não considera que a Ucrânia (53%) e Belarus (61%) sejam dois países estrangeiros.

Ao mesmo tempo, 54% dos indagados tem uma má imagem da Ucrânia, que acusa Moscou de ter invadido com suas tropas a parte oriental do país para respaldar os separatistas pró-Rússia contra Kiev.

As relações entre Rússia e Ucrânia passam pelo seu pior momento da história, enquanto Moscou e o Ocidente atravessam uma tensão sem precedentes desde a Guerra Fria após a anexação da Crimeia.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)RússiaUcrâniaUnião Europeia

Mais de Mundo

Espanhóis prostestam na cidade de Málaga por conta do turismo em masa e valor das moradias

França tem eleições este domingo e latinos temem vitória da extrema direita, favorita nas pesquisas

Candidatos reformista e ultraconservador disputarão 2º turno presidencial do Irã

Nova lei de imigração em Cuba abre caminho para a retirada de cidadania dos opositores políticos

Mais na Exame