Mundo

Média salarial anual de executivos chineses tem primeira queda em 20 anos, diz relatório

O presidente da Wuxi Apptec, Li Ge, ocupou o primeiro lugar com um salário anual de 41,9686 milhões de yuans (montante total da remuneração antes da tributação dos impostos)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 31 de maio de 2024 às 16h31.

Última atualização em 31 de maio de 2024 às 16h59.

Um relatório publicado pelo Rongzheng Group em 28 de maio mostrou que, em 2023, a média do salário anual mais alto dos executivos das empresas listadas foi de 1,6581 milhão de yuans, apresentando queda pela primeira vez em quase 20 anos, com redução de 3,27%. Entre eles, a média do salário anual do presidente das empresas no ano passado foi de 1,317 milhão de yuans, uma queda de 3,32% em relação ao ano anterior.

Segundo o Relatório sobre o Valor dos Empresários Chineses (2024), o presidente da Wuxi Apptec, Li Ge, ocupou o primeiro lugar com um salário anual de 41,9686 milhões de yuans (montante total da remuneração antes da tributação dos impostos), seguido pelo presidente da Mindray Medical, Li Xiting, e o vice-presidente da Tongwei Co., Li Bin, com salários anuais de 26,6286 milhões e 26,28 milhões de yuans, respectivamente.

Além dos três mencionados, alguns executivos de empresas como Midea Group, Yili, Beigene, e Changzhou Fusion New Material, receberam mais de 10 milhões de yuans em salários anuais no ano passado. A amostra do relatório inclui 5.311 empresas, e de cada empresa é selecionado um funcionário com o salário anual mais alto para calcular a média.

O setor financeiro ainda domina a lista em termos de nível salarial, com a média do salário anual mais alto do setor sendo de 2,2298 milhões de yuans no ano passado. Seguido pelo setor de saúde e trabalho social.

O relatório também divulgou a situação de remuneração por ações das empresas A-share em 2023. No ano passado, um total de 651 empresas listadas anunciaram 666 planos de remuneração por ações, um decréscimo de 12,6% em relação ao ano anterior.

No entanto, em 2023, a média do subsídio dos conselheiros independentes foi de 113,9 mil yuans, um aumento de 15,28% em relação ao ano anterior.

Em relação aos fatores de influência, o relatório afirma que a capacidade de geração de lucros das empresas, o desempenho do mercado de ações, a reestruturação do setor, afetaram a remuneração dos executivos das empresas listadas.

Sobre a capacidade de geração de lucros das empresas, de acordo com as estatísticas, o lucro líquido das empresas listadas no geral diminuiu 1,45% ano a ano em 2023, afetando assim a remuneração dos executivos.

Em termos de políticas de ajuste estrutural da economia, a remuneração de executivos em alguns setores tradicionais pode ser afetada pelo ritmo de desaceleração do desenvolvimento do setor.

Segundo a análise do Rongzheng Group, em 2023, com a liberação oficial das restrições da pandemia de covid-19, a economia macro nacional entrou em uma fase de ajuste estrutural e recuperação, e o setor de saúde e trabalho social ainda manteve um alto ritmo de crescimento.

Ao analisar por segmento, empreendimentos de ciências e tecnologia continua a ser o segmento com o maior número de anúncios de planos de remuneração baseada em ações, atingindo 230 no ano passado, representando mais de 30% do número total de anúncios.

Fonte: stcn.com

Acompanhe tudo sobre:ChinaExecutivos

Mais de Mundo

Bombardeio aéreo russo atinge prédio residencial e deixa três mortos e 37 feridos, afirma Ucrânia

Egito quer penalizar empresas turísticas pelas mortes de peregrinos em Meca

Governo colombiano inicia diálogo com dissidência das Farc

Ministro alemão diz que tarifas da UE a carros elétricos chineses não são punitivas

Mais na Exame