Mundo

McDonald’s compra todas as franquias da marca em Israel

Anúncio vem depois de declaração de que vendas na região teriam sido prejudicadas por boicotes

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de abril de 2024 às 07h05.

Na quinta-feira, o McDonald's anunciou que comprará todos os seus 225 restaurantes franqueados em Israel da franqueada Alonyal Limited, que operou as unidades no país por mais de três décadas. O anúncio veio algumas semanas depois de a rede afirmar que a guerra entre Israel e Hamas estaria prejudicando as vendas.

Espera-se que o negócio seja finalizado nos próximos meses. Nesse momento, o McDonald's será dono e operador de todos seus restaurantes no país, contando com mais de 5 mil funcionários.

Os restaurantes têm sido alvo de boicotes após a publicação, em redes sociais, de que o McDonald's de Israel doaria dezenas de milhares de refeições às forças de defesa do país e aos seus cidadãos após o início da guerra contra o Hamas, em 7 de outubro do ano passado. Após esses ataques, a Alonyal ofereceu ainda descontos aos soldados e às forças de segurança do país.

A empresa afirmou que suas vendas internacionais estariam em queda no último trimestre de 2023 em decorrência também do conflito. O McDonald’s declarou ainda que “continua comprometido com o mercado israelense e com a garantia de uma experiência positiva para os funcionários e clientes no mercado daqui para frente”.

No mês de janeiro, o CEO Chris Kempczinski afirmou que “em todos os países onde operamos, inclusive nos países muçulmanos, o McDonald’s é orgulhosamente representado por operadores proprietários locais”, em uma possível tentativa de amenizar a situação.

Acompanhe tudo sobre:McDonald'sVendasConflito árabe-israelenseIsrael

Mais de Mundo

Argentina deve entregar alimentos a cozinhas comunitárias, ordena Justiça do país

Quais as cidades mais baratas do mundo para morar?

Biden piora mau humor com imprensa e diz 'rezar' por jornalistas

Julgamento de Trump em NY entra na reta final nesta terça-feira

Mais na Exame