Mundo

Liga Árabe adverte sobre piora da situação humanitária no Iêmen

A instabilidade no país aumentou há mais de um ano, com a eclosão da revolta popular contra o regime de Ali Abdullah Saleh

Além disso, as autoridades iemenitas enfrentam a atividade da rede terrorista Al Qaeda nas províncias meridionais do país (AFP)

Além disso, as autoridades iemenitas enfrentam a atividade da rede terrorista Al Qaeda nas províncias meridionais do país (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2012 às 12h13.

Cairo - A Liga Árabe advertiu neste domingo sobre a piora da situação humanitária no Iêmen devido à carência de alimentos derivada da deterioração da segurança no país.

A vice-secretária-geral para Assuntos Sociais da Liga Árabe, Sima Bahous, fez esta advertência na abertura de uma conferência, no Cairo, intitulada 'A comunicação e a cooperação para o socorro e o desenvolvimento no Iêmen'.

Bahous explicou que os conflitos no Iêmen causaram a destruição de obras de infraestrutura e prejudicaram serviços de saúde, o fornecimento de água e a educação.

Ela alertou ainda que, nos últimos dois anos, cerca de 5 milhões de iemenitas, um quarto da população, sofreram com falta de alimentos.

Segundo a vice-secretária, os trabalhos de socorro ao povo iemenita enfrentam ainda um problema de financiamento, já que as organizações de ajuda humanitária precisam de US$ 477 milhões para 2012, dos quais só conseguiram 20%.

O Iêmen é o país mais pobre da Península Arábica, com uma população de 24 milhões de habitantes. A instabilidade no país aumentou há mais de um ano, com a eclosão da revolta popular contra o regime de Ali Abdullah Saleh, cuja saída definitiva do poder ocorreu no final de fevereiro passado com a posse do anterior vice-presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

Além disso, as autoridades iemenitas enfrentam a atividade da rede terrorista Al Qaeda nas províncias meridionais do país, além de uma rebelião xiita no norte e movimentos separatistas sulinos.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAlimentosCrises em empresasEgitoTrigo

Mais de Mundo

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

Mais na Exame