Mundo

Liberais do Québec substituem separatistas no governo

Partido Liberal do Québec foi eleito para formar um governo provincial de maioria

Canadenses comemoram na sede do líder do Partido Liberal de Quebec, Philippe Couillard, durante a eleição provincial, em St. Felicien (Mathieu Belanger/Reuters)

Canadenses comemoram na sede do líder do Partido Liberal de Quebec, Philippe Couillard, durante a eleição provincial, em St. Felicien (Mathieu Belanger/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2014 às 22h27.

Ottawa - O Partido Liberal do Québec foi eleito nesta segunda-feira para formar um governo provincial de maioria, o que elimina por vários anos a possibilidade de um novo referendo sobre a separação do Canadá, projetaram duas emissoras de televisão.

As redes de TV indicaram que os liberais, que haviam alertado incessantemente sobre os perigos de um novo referendo, derrotaram o separatista Parti Québécois, que convocou a eleição em 5 de março na tentativa de transformar o seu governo de minoria em maioria.

A eleição na província, principalmente de língua francesa, se tornou praticamente um referendo sobre a possibilidade de realizar outro referendo, e a resposta parece ter sido um sonoro "não".

Os liberais ganharam 75 das 125 cadeiras, e o Parti Québécois conquistou apenas 36. Partidos menores preencheram os demais assentos.

Acompanhe tudo sobre:CanadáEleiçõesPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos