Exame Logo

Kinder Morgan aceita proposta de compra de US$ 22 bilhões

Uma das maiores companhias americanas de petróleo e gás será comprada por um grupo de fundos de private equity, em parceria com seus próprios diretores

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Kinder Morgan Inc. (KMI) anunciou, nesta segunda-feira (28/8), um acordo para venda de suas ações a um grupo de investidores composto pelo seu próprio presidente executivo e do conselho de administração, Richard Kinder, pelo co-fundador da empresa Bill Morgan, e por fundos de investimento como o Goldman Sachs Capital Partners, Carlyle Group e Riverstone Holdgins. Pelo contrato, o grupo irá adquirir o controle da empresa por cerca de 22 bilhões de dólares. O valor inclui 7 bilhões em dívidas.

A oferta prevê o pagamento de 107,50 dólares em dinheiro para cada ação da KMI. O conselho de administração da companhia aprovou a oferta, com base no parecer de uma comissão independente de consultores, e recomendou aos demais acionistas que apoiem a operação.

Veja também

"Estamos orgulhosos de nos aliarmos a esse proeminente grupo de fundos de private equity, todos com um histórico de sucesso", afirmou o presidente do conselho da KMI, Kinder Morgan, em nota divulgada à imprensa. O empresário continuará presidindo o conselho e a diretoria executiva do grupo. Como sinal da confiança que deposita no negócio, Kinder reinvestirá todos os 24 milhões de ações que detém do grupo na própria empresa.

A aquisição deve ser completada até o início de 2007. De acordo com o jornal britânico Financial Times, o negócio demonstra a força dos fundos de private equity na América do Norte, onde grandes companhias estão passando para o seu controle em transações bilionárias.

A KMI é uma das maiores companhias de transporte, estocagem e distribuição de petróleo e combustíveis dos Estados Unidos e emprega mais de 8 300 pessoas. A empresa possui cerca de 150 terminais de armazenagem. Sua rede de distribuição atende a mais de 1,1 milhão de clientes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame