Mundo

John Kerry visita a Rússia para reunião com Putin

Kerry se reunirá com Putin no momento em que a Ucrânia passa por um "momento crítico" para cumprir com as próximas etapas do cessar-fogo

O secretário de Estado americano, John Kerry, desembarca na cidade de Sochi (Joshua Roberts/AFP)

O secretário de Estado americano, John Kerry, desembarca na cidade de Sochi (Joshua Roberts/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2015 às 09h13.

Moscou - O secretário de Estado americano, John Kerry, desembarcou nesta terça-feira em Sochi para uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin, durante a qual deve abordar o conflito na Ucrânia, o programa nuclear iraniano e a guerra na Síria.

Kerry se reunirá com Putin no momento em que a Ucrânia passa por um "momento crítico" para cumprir com as próximas etapas do cessar-fogo em vigor desde fevereiro, afirmou uma fonte do Departamento de Estado.

Esta é a primeira visita do chefe da diplomacia americana à Rússia desde o início do conflito na Ucrânia.

Kerry, que na semana passada teve um encontro com o chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif, informará Putin sobre as conversações relacionadas ao acordo definitivo para o programa nuclear iraniano, que deve ser concretizado até 30 de junho. As negociações serão retomadas nesta terça-feira em Viena.

"É importante, agora que começou a contagem regressiva, que estejamos todos na mesma linha. É o meio mais eficaz para chegar a um acordo", declarou a fonte do Departamento de Estado.

A guerra na Síria, onde forças rebeldes apoiadas pelos Estados Unidos lutam contra as tropas do governo de Bashar al-Assad, aliado da Rússia, também está entre os temas da reunião, assim como a violência na Líbia e a ameaça representada pelo grupo jihadista Estado Islâmico.

As relações entre Moscou e Washington passam por uma grave crise desde que a Rússia anexou a Crimeia e desde o início do conflito no leste da Ucrânia entre o governo de Kiev e os separatistas pró-Rússia.

Mais de um ano depois, não há sinais de distensão nas relações entre a Rússia e o Ocidente.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticosRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Mais na Exame