Mundo

John Kerry visita a Rússia para reunião com Putin

Kerry se reunirá com Putin no momento em que a Ucrânia passa por um "momento crítico" para cumprir com as próximas etapas do cessar-fogo

O secretário de Estado americano, John Kerry, desembarca na cidade de Sochi (Joshua Roberts/AFP)

O secretário de Estado americano, John Kerry, desembarca na cidade de Sochi (Joshua Roberts/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2015 às 09h13.

Moscou - O secretário de Estado americano, John Kerry, desembarcou nesta terça-feira em Sochi para uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin, durante a qual deve abordar o conflito na Ucrânia, o programa nuclear iraniano e a guerra na Síria.

Kerry se reunirá com Putin no momento em que a Ucrânia passa por um "momento crítico" para cumprir com as próximas etapas do cessar-fogo em vigor desde fevereiro, afirmou uma fonte do Departamento de Estado.

Esta é a primeira visita do chefe da diplomacia americana à Rússia desde o início do conflito na Ucrânia.

Kerry, que na semana passada teve um encontro com o chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif, informará Putin sobre as conversações relacionadas ao acordo definitivo para o programa nuclear iraniano, que deve ser concretizado até 30 de junho. As negociações serão retomadas nesta terça-feira em Viena.

"É importante, agora que começou a contagem regressiva, que estejamos todos na mesma linha. É o meio mais eficaz para chegar a um acordo", declarou a fonte do Departamento de Estado.

A guerra na Síria, onde forças rebeldes apoiadas pelos Estados Unidos lutam contra as tropas do governo de Bashar al-Assad, aliado da Rússia, também está entre os temas da reunião, assim como a violência na Líbia e a ameaça representada pelo grupo jihadista Estado Islâmico.

As relações entre Moscou e Washington passam por uma grave crise desde que a Rússia anexou a Crimeia e desde o início do conflito no leste da Ucrânia entre o governo de Kiev e os separatistas pró-Rússia.

Mais de um ano depois, não há sinais de distensão nas relações entre a Rússia e o Ocidente.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticosRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua