Mundo

Japoneses protestam contra premiê com eleição próxima

Os manifestantes, muitos deles idosos, se reuniram em frente ao Parlamento e em um parque próximo, segurando cartazes com dizeres como "Demita-se, governo Abe"

Japão: manifestantes se reúnem em protesto contra as políticas do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em Tóquio, dia 5 de junho de 2016 (REUTERS/Thomas Peter)

Japão: manifestantes se reúnem em protesto contra as políticas do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em Tóquio, dia 5 de junho de 2016 (REUTERS/Thomas Peter)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2016 às 11h56.

Tóquio -- Milhares de manifestantes se reuniram no centro de Tóquio neste domingo para pedir que primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, renuncie e que seja derrubada uma lei permitindo que militares lutem no exterior, conforme se aproxima a eleição para a câmara alta do Parlamento japonês.

Os manifestantes, muitos deles idosos, se reuniram em frente ao Parlamento e em um parque próximo, segurando cartazes com dizeres como "Demita-se, governo Abe" e "Cidadãos mudam a política".

Na eleição no próximo dia 10 de julho, partidos de oposição esperam que manter a coalizão de governo de Abe sem a maioria dos 121 assentos em disputa na câmara de 242 membros.

Analistas dizem que o Partido Liberal Democrata e seu parceiro menor tem uma boa chance de sucesso. Na câmara baixa, o partido de coalizão de Abe detém uma maioria de dois terços.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaJapãoPaíses ricosProtestosProtestos no mundo

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia