Mundo

Japão vai reiniciar reatores nucleares, diz jornal

Todos os 50 reatores do Japão, com exceção de dois, continuam desligados depois que a usina de Fukushima sofreu explosões e um derretimento com o tsunami de 2011


	Os reatores nucleares ociosos do país serão religados gradualmente sob o governo do recém-eleito primeiro-ministro Shinzo Abe
 (Tomohiro Ohsumi/AFP)

Os reatores nucleares ociosos do país serão religados gradualmente sob o governo do recém-eleito primeiro-ministro Shinzo Abe (Tomohiro Ohsumi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2012 às 19h02.

TÓQUIO - Os reatores nucleares ociosos do Japão vão ser religados gradualmente sob o governo do recém-eleito primeiro-ministro, Shinzo Abe, conforme as unidades forem recebendo o sinal verde da Autoridade de Regulação Nuclear do país, afirmou o jornal Nikkei.

Abe, em instruções para membros do gabinete, traçou sua política de permitir que reatores nucleares retomassem as operações dando prioridade à avaliação do órgão regulador, disse o jornal japonês.

Todos os 50 reatores do Japão, com exceção de dois, continuam desligados depois que a usina de Fukushima sofreu explosões e um derretimento com o tsunami provocado por um terremoto em 2011.

O novo governo também irá rever a política de seu predecessor de desativar a energia nuclear até 2040, disse o ministro do Comércio e Indústria, Toshimitsu Motegi, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, disse o Nikkei.

Shinzo Abe, que assumiu o posto de primeiro-ministro do Japão na quarta-feira, criticou o objetivo de "zero nuclear" do derrubado Partido Democrático do Japão como irreal.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaJapãoPaíses ricosUsinas nucleares

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles