Exame Logo

Isto é o que ocorre quando quase toda a China viaja — junta

Ano Novo Chinês provoca um dos maiores deslocamentos do mundo -- o que sobrecarrega o sistema de transporte do país

Uma longa jornada: neve e frio afetaram estações de trem próximo ao Ano Novo no país. (REUTERS/Stringer)

Vanessa Barbosa

Publicado em 2 de fevereiro de 2016 às 16h14.

São Paulo - Ninguém gosta de ficar preso na estação de trem ou metrô quando dá pane no sistema de transporte . Mas imagina quando problemas semelhantes ocorrem no país mais populoso do mundo, a China ? E em plena temporada de festas?

Não se pode esperar nada menos do que o caos. Nesta terça-feira, milhares de pessoas ficaram 'presas' numa estação de trem na província de Guangzhou, no sudeste da China, depois que uma forte nevasca atrasou a saída de mais de duas dezenas de trens.

O operador do sistema disse que 38.000 passageiros sofreram com o problema, mas o jornal China's People's Daily estimou um número maior -- cerca de 100.000. É uma multidão de impressionar, como mostram as fotos da estação que ganharam o noticiário do país.

A certa altura, muita gente resolveu pedir reembolso da passagem ou reagendamento, o que também não pareceu uma tarefa fácil.

(REUTERS/Stringer)

Veja também

Todo essa movimentação se justifica. Centenas de milhares de pessoas viajam nesta semana para festejar o Ano Novo Chinês junto de seus familiares e amigos. A entrada no novo ano lunar é a maior festa tradiconal do país e ocorre em 8 de fevereiro, sob o signo do macaco.

Os festejos duram duas semanas seguidas e provocam um dos maiores deslocamentos humanos do mundo, o que naturalmente sobrecarrega o transporte. São esperadas 2,9 bilhões de viagens nesse período.

Reuters

Multidão de chineses esperam para embarcar nos trens, atrasados pela neve, dia 01/02/2016

Ano Novo: multidão de chineses esperam para embarcar nos trens, atrasados pela neve.

Parte das viagens também ocorrem por comboios, muitos de motocicleta, que saem em grupo com um monte de mala e embrulhos na garupa.

Viagem em grupo: motociclistas dirigem de volta para suas cidades de origem para festejar o Ano Novo. (REUTERS/Stringer)

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChina

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame