Mundo

Israel não participará de encontro sobre programas nucleares

Segundo o governo israelense, a "situação explosiva" do Oriente Médio não é compatível com a participação do país na conferência


	Ahmadinejad visita central nuclear em Teerã: a conferência de Helsinque acontecerá em um clima de tensão pela questão nuclear iraniana
 (AFP)

Ahmadinejad visita central nuclear em Teerã: a conferência de Helsinque acontecerá em um clima de tensão pela questão nuclear iraniana (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2012 às 09h29.

Jerusalém - Israel anunciou que se recusa a participar em uma conferência sobre o fim dos programas nucleares no Oriente Médio prevista para Helsinque.

"Este anúncio foi feito na quarta-feira em Viena durante uma reunião da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pelo diretor da Comissão Israelense para a Energia Nuclear, Shaul Horev", afirmou à AFP o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ygal Palmor.

O jornal Haaretz informa que Horev justificou a posição com a afirmação de que "a situação explosiva" do Oriente Médio não é compatível com a participação de Israel na conferência, prevista para o fim de 2012 ou início de 2013, e apoiada pelos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o Haaretz, Horev explicou que o fim dos programas nucleares no Oriente Médio só pode ser considerado após a instauração de relações de paz e de confiança entre todos os Estados da região.

Também afirmou que deve ser resultado de uma iniciativa regional e não da pressão externa.

A conferência de Helsinque acontecerá em um clima de tensão pela questão nuclear iraniana. Os países ocidentais e Israel acusam o Irã de tentar produzir armamento atômico sob a fachada de um programa civil, o que é negado por Teerã.

Israel é considerado a única potência nuclear no Oriente Médio. O país é membro da AIEA, mas não assinou o Tratado de Não Proliferação das Armas Nucleares.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConflito árabe-israelenseEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - PaísIsrael

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump