Exame Logo

Israel derruba avião sírio sobre as Colinas de Golã

Segundo as Forças Armadas israelenses, o incidente está ainda sujeito à investigação militar

Vista das Colinas de Golã, na fronteira entre Israel e Síria: as colinas são ocupadas por Israel desde 1967 (Menahem Kahana/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 06h56.

Jerusalém - Baterias antimísseis israelenses do tipo Patriot derrubaram nesta terça-feira um avião de combate sírio que sobrevoava as Colinas de Golã, ocupadas por Israel desde 1967, informou o exército de Israel em comunicado.

O incidente aconteceu na primeira hora desta manhã e, segundo as Forças Armadas israelenses, está ainda sujeito à investigação militar.

Veja também

"Há poucos instantes, um aparelho sírio penetrou no espaço aéreo israelense. O exército israelense o interceptou em voo, usando o sistema de defesa aérea Patriot. As circunstâncias do incidente estão sendo investigadas", explica a breve nota.

Em outra nota, a televisão oficial da Síria, que citou uma fonte militar, confirmou que "as forças da ocupação atacaram um avião de guerra sírio e o derrubaram".

Por sua parte, o Observatório Sírio de Direitos Humanos indicou que o avião sobrevoava a província síria de Quneitra, fronteiriça com as Colinas de Golã, quando foi atacado pelas forças israelenses.

A ONG acrescentou que o piloto saltou do aparelho e desceu em paraquedas.

Além disso, os rebeldes sírios anunciaram hoje em comunicado o início de uma nova ofensiva em Quneitra contra as forças do regime.

Nessa ofensiva participa a Frente dos Revolucionários Sírios, vinculado ao Exército Livre Sírio (ELS), e seu objetivo é tomar o controle dessa província síria.

As Colinas de Golã foram palco nos últimos meses dos efeitos dos combates entre grupos jihadistas e o Exército sírio.

Além disso, alguns dos projéteis cruzaram a fronteira com Israel, sendo que um deles matou uma pessoa perto da cerca que separa ambos países.

O incidente coincide hoje com o início dos bombardeios dos Estados Unidos e outros países de uma coalização internacional contra posições jihadistas, especialmente do Estado Islâmico (EI), no leste da Síria.

Acompanhe tudo sobre:IsraelSíria

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame