Iraque avança em Mosul e enfrenta forte resistência do EI
Mosul, segunda cidade iraquiana, conquistada pelo EI em junho de 2014, virou desde então o reduto do grupo jihadista no Iraque
AFP
Publicado em 4 de novembro de 2016 às 10h52.
As forças de elite iraquianas avançaram nesta sexta-feira pelas ruas de Mosul, enfrentando uma dura resistência dos combatentes extremistas do Estado Islâmico (EI), que controlam a cidade há mais de dois anos, informou uma fonte militar.
As Unidades Antiterroristas (CTS) entraram no bairro de Al Karama, leste da cidade, onde enfrentaram bombas e intensos disparos dos combatentes do EI, indicou à AFP um comandante das CTS, Muntathar Salem.
Mosul, segunda cidade iraquiana, conquistada pelo EI em junho de 2014, virou desde então o reduto do grupo jihadista no Iraque.
Um jornalista da AFP, que acompanha o comandante das CTS em um cemitério na entrada leste da cidade, viu escavadeiras e outros veículos armados dirigindo-se para o bairro de Al Karama.
Segundo comunicados recebidos por rádio, os jihadistas ergueram barreiras e espalharam bombas pelas ruas para frear o avanço militar iraquiano.
Calcula-se que 3.000 e 5.000 combatentes do EI se encontram no interior de Mosul, onde também estão sitiados 1,2 milhão de civis.