Mundo

Irã e Reino Unido nomearão encarregados de negócios

Irã e Reino Unido decidiram nomear encarregados de negócios dentro de duas semanas em encontro entre os dois vice-ministros das Relações Exteriores em Genebra

Hassan Rohani, presidente do Irã: dois países iniciaram uma aproximação política depois da eleição do moderado Rohani (Atta Kenare/AFP)

Hassan Rohani, presidente do Irã: dois países iniciaram uma aproximação política depois da eleição do moderado Rohani (Atta Kenare/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 09h18.

Teerã - Irã e Reino Unido decidiram nomear encarregados de negócios dentro de duas semanas em um encontro entre os dois vice-ministros das Relações Exteriores em Genebra, à margem das negociações nucleares entre Teerã e o grupo 5+1, segundo a agência oficial Irna.

A decisão foi tomada durante um encontro entre Mohamad Takht Ravanchi, vice-ministro iraniano das Relações Exteriores e coordenador para Europa e América, e Simon Gass, vice no Foreign Office britânico.

O Foreign Office informou à AFP que um anúncio será feito "em breve".

O Reino Unido retirou seus diplomatas e fechou a embaixada em Teerã após o ataque de novembro de 2011 contra suas instalações diplomáticas efetuado por centenas de milicianos islamitas, depois do anúncio de novas sanções de Londres contra Teerã por seu programa nuclear.

A embaixada do Irã em Londres também foi fechada, mas os dois países não romperam oficialmente suas relações. Omã representa os interesses iranianos no Reino Unido, e a Suécia os britânicos no Irã.

O chanceler britânico, William Hague, anunciou em 8 de outubro um acordo entre os dois países para a nomeação de encarregados de assuntos diplomáticos.

Os dois países iniciaram uma aproximação política depois da eleição do moderado Hassan Rohani. O chanceler iraniano, Mohamad Javad Zarif, e Hague tiveram uma primeira reunião em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU, no fim de setembro.

Mas no momento não podem nomear embaixadores em consequência de uma lei aprovada pelo Parlamento iraniano em 2011, que reduz o nível das relações diplomáticas ao de encarregado de negócios.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaIrã - PaísPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Eleições EUA: faltam 3 meses para os americanos irem às urnas. E a tensão só aumenta

Brasil, Colômbia e México voltam a cobrar que Venezuela divulgue atas de votação

Nicarágua e China inauguram rota marítima comercial direta

Dissidências das Farc anunciam cessar-fogo durante a COP16 na Colômbia

Mais na Exame