Exame Logo

Investigação por manipulação de preço do petróleo se expande

Segundo ministro da Energia da Grã-Bretanha, companhias serão punidas severamente pela lei se manipularam preços

Exploração de petróleo: porta-voz do primeiro-ministro britânico disse que espera que as empresas colaborem plenamente com a investigação (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2013 às 11h35.

Londres - As companhias de petróleo serão punidas severamente pela lei se manipularam preços, disse o ministro da Energia da Grã-Bretanha nesta quarta-feira, à medida que a Comissão Europeia exige mais informações das empresas como parte de sua investigação sobre os valores cobrados.

A Eni disse que foi convidada pela comissão para prestar informações. A declaração da empresa italiana veio um dia depois de os escritórios da Shell, BP e Statoil terem sido ocupados por investigadores, que apuraram suspeita de manipulação do preço do petróleo.

Veja também

As buscas surpreenderam as grandes companhias de petróleo.

"Se ficar provado que os motoristas e consumidores sofreram no bolso pela manipulação no mercado, toda a força da lei deve ser aplicada sobre eles. Não há dúvida sobre isso", disse o secretário de Energia da Grã-Bretanha, Ed Davey, ao Parlamento.

Um porta-voz do primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que espera que as empresas colaborem plenamente com a investigação.

Londres é a sede de algumas das maiores mesas de negociação de petróleo do mundo.

A Comissão anunciou que tinha a preocupação de que as empresas possam ter conspirado em relatar preços distorcidos a uma agência do setor com o objetivo de manipular preços de petróleo e biocombustíveis.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleoPreços

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame