Acompanhe:

Buenos Aires sofreu nesta semana uma verdadeira "invasão" de mosquitos. Essa é a segunda vez em dois meses que há um aumento significativo desses insetos na província argentina. Especialistas explicam que a proliferação do Aedes albifasciatus - conhecido como mosquito da água da enchente - é uma consequência das intensas chuvas de verão. Essa espécie não transmite doenças como a dengue, embora tenha sido associada à encefalite equina.

Cientistas estão estudando a ligação com a encefalite equina, doença que em 2023 causou um surto em cavalos no centro e no norte do país e provocou pelo menos 12 infecções em humanos, depois de mais de duas décadas sem registros.

Por que a Argentina está sofrendo com esse tipo de mosquito?

De acordo com o El País, a explicação dada pelos cientistas para esse fenômeno é simples: os ovos colocados pela fêmea do Aedes albifasciatus podem resistir durante longos períodos de seca. E aí, com a chuva abundante, os ovos dão vida a milhões de mosquitos. O Aedes albifasciatus tem uma presença muito ampla na Argentina: desde o sul, na província da Terra do Fogo, até o norte do país.

Os especialistas alertam, no entanto, que essa espécie não transmite a dengue, cujo vetor é o Aedes aegypti, que é menor, tem manchas brancas e se reproduz principalmente em recipientes cheios de água dentro ou ao redor das casas. Infelizmente muito conhecido pelos brasileiros. Nosso país é aquele com o maior número de casos registrados na região: mais de 530 mil  e 90 mortes, os piores números em 40 anos. Nesta semana, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a incluir a vacina contra a dengue no sistema público de saúde.

Na Argentina, foram registradas 48.366 infecções desde julho de 2023 e 35 pessoas morreram, a maioria delas no nordeste do país, de acordo com o último Boletim Epidemiológico Nacional.

Na última sexta-feira, a Organização Pan-Americana da Saúde emitiu um alerta epidemiológico devido ao aumento dos casos de dengue nas Américas, com mais de 670.000 casos positivos.

Polêmica com Milei

O governo do presidente argentino Javier Milei aproveitou a invasão dos mosquitos e fez críticas à oposição, além de disparar uma informação falsa ligando o Aedes albifasciatus ao aumento dos casos de dengue.

Na terça-feira, o porta-voz da presidência, Manuel Adorni, misturou "a proliferação de mosquitos" com "os casos de dengue" na mesma declaração. "Não queremos perder de vista o fato de que uma grande parte desse problema vem da responsabilidade pelo fracasso das políticas de prevenção que foram implementadas durante o ano passado. A prevenção não foi bem implementada", disse o funcionário. A oposição respondeu nas mídias sociais.

"Dizer que a dengue é de responsabilidade da administração anterior [...] é uma absoluta ignorância sobre o ciclo da doença", tuitou Fabián Puratich, ex-subsecretário de Integração de Sistemas e Atenção Primária à Saúde. "Audácia incrível", declarou o deputado Pablo Yedlin, que condenou o fato de a vacina contra a dengue, aprovada em novembro pela Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica, não estar incluída no calendário de vacinação nem ser distribuída gratuitamente nos hospitais públicos: "Existe uma vacina segura e eficaz. Alguma atualização sobre isso?"

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
BC da Argentina corta juros de 80% para 70% e cita 'pronunciada desaceleração' da inflação
Economia

BC da Argentina corta juros de 80% para 70% e cita 'pronunciada desaceleração' da inflação

Há 5 horas

Speedo apresenta roupa tecnológica que repele mosquito da dengue
Casual

Speedo apresenta roupa tecnológica que repele mosquito da dengue

Há 5 horas

Dengue: Brasil tem mais de 3 milhões de casos prováveis e já é a maior epidemia registrada no País
Brasil

Dengue: Brasil tem mais de 3 milhões de casos prováveis e já é a maior epidemia registrada no País

Há um dia

Polícia reprime manifestantes em Buenos Aires e detém 8 pessoas
Mundo

Polícia reprime manifestantes em Buenos Aires e detém 8 pessoas

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais