Mundo

Inflação para consumidor sobe 0,4% em agosto nos EUA

Informação é do Departamento de Trabalho do país

Os custos da gasolina nos EUA subiram 1,9%, após um salto de 4,7% em julho (Timothy A. Clary/AFP)

Os custos da gasolina nos EUA subiram 1,9%, após um salto de 4,7% em julho (Timothy A. Clary/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 10h16.

Washington - O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,4% em agosto ante julho, em dados sazonalmente ajustados, segundo divulgou hoje o Departamento de Trabalho do país. Na comparação com agosto do ano passado, a alta é de 3,8%. O núcleo do CPI, que exclui variações nos preços de alimentos e energia, avançou 0,2%. Economistas esperavam expansão de 0,2% no CPI e também no núcleo.

Os preços no setor de energia registraram uma alta mensal de 1,2% em agosto, menos da metade da expansão observada em julho, de 2,8%. Os custos da gasolina subiram 1,9%, após um salto de 4,7% em julho. Os preços dos alimentos avançaram 0,5%. Os preços de moradia, que incluem também os custos com aluguel e tem um forte peso no CPI, tiveram alta de 0,2%.

Sem arredondamentos, o CPI em agosto subiu 0,374% ante julho. Já o núcleo avançou 0,224%. Enquanto isso, o ganho semanal médio real caiu 0,8% em agosto, mostrando que as pressões por reajustes salariais permanecem controladas e não ameaçam a inflação. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)PreçosConsumoInflação

Mais de Mundo

Governo dos EUA diz estar pronto para lançar 'ofensiva solo' contra cartéis na América Latina

IA chinesa treinada com 42 anos de dados atmosféricos prevê poluição global em menos de um minuto

Trem-bala mais rápido do mundo entra em fase de testes operacionais na China

China projeta crescimento do PIB entre 4,5% e 5% em 2026