Mundo

Índia e Rússia assinam parceria estratégica

Índia assinou nesta segunda-feira acordo para comprar dezenas de helicópteros militares russos


	"A Rússia é um importante parceiro em nossos esforços de modernização de nossas forças armadas", disse o premiê indiano
 (Grigory Dukor/Reuters)

"A Rússia é um importante parceiro em nossos esforços de modernização de nossas forças armadas", disse o premiê indiano (Grigory Dukor/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de dezembro de 2012 às 11h24.

Nova Délhi - A Índia assinou nesta segunda-feira acordo para comprar dezenas de helicópteros militares russos e conjuntos para montagem de jatos Sukhoi em uma reunião de cúpula em Nova Délhi, onde os líderes de ambos os países reafirmaram compromisso com uma aliança estratégica.

A Índia, um dos principais clientes das armas de Moscou, afirmou que ambos os lados também estabeleceram acordo para criarem uma joint-venture para a fabricação de helicópteros e um fundo de 2 bilhões de dólares para investir em projetos de cooperação comercial e econômica.

"A Rússia é um importante parceiro em nossos esforços de modernização de nossas forças armadas", disse o premiê indiano, Manmohan Singh, em pronunciamento. Singh afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, é um "amigo valioso e arquiteto original da parceria estratégica Índia-Rússia".

A viagem de um dia de Putin à Índia, sua primeira ao país desde que iniciou em maio um novo mandato de seis anos no Kremlin, ressalta o interesse de Moscou sobre a Índia, há tempos uma aliada regional e agora parceira no grupo de países emergentes conhecido como Brics, do qual também participa o Brasil.

Fontes da indústria militar da Rússia afirmaram que a visita pode produzir acordos para a venda de jatos de combate e motores de aviões avaliados em mais de 7,5 bilhões de dólares. Entretanto, os principais acordos assinados, parecem ter ficado aquém da expectativa.

Fontes no Kremlin afirmaram que a Rússia vai vender à Índia 71 helicópteros militares MI-17 V-5, avaliados em 1,3 bilhão de dólares, bem como kits para montagem de 42 jatos Sukhoi SU-30MKI, avaliados em 1,6 bilhão de dólares. O Ministério de Relações Exteriores da Índia afirmou que o acordo original para os jatos foi assinado no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaÍndiaRússia

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame