Mundo

Incêndio destrói aldeia tibetana milenar na China

O incêndio, cujas causas não foram determinadas até o momento, destruiu mais de 100 casas, segundo um balanço preliminar

Bombeiro chinês tenta apar fogo em aldeia tibetana no condado de Shangri-La  ( REUTERS/China Daily)

Bombeiro chinês tenta apar fogo em aldeia tibetana no condado de Shangri-La ( REUTERS/China Daily)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2014 às 09h32.

Pequim - Uma aldeia tibetana milenar situada no condado de Shangri-La, na província chinesa de Yunnan (sudoeste), foi vítima neste sábado de um gigantesco incêndio que destruiu mais de cem casas, indicaram os meios de comunicação oficiais.

O fogo, que começou durante a noite, se estendeu rapidamente através das ruas de Dukezong, constituída principalmente por construções tibetanas tradicionais de madeira, indicou a agência de notícias oficial Xinhua.

Embora mais de 1.000 bombeiros voluntários tenham sido mobilizados para controlar as chamas, o incidente foi controlado e apagado apenas ao meio-dia (local) deste sábado, anunciou um site de informação das autoridades de Yunnan.

Até o momento não foram registrados feridos, indicou a agência oficial, destacando que os habitantes foram retirados pelas autoridades.

O incêndio, cujas causas não foram determinadas até o momento, destruiu mais de 100 casas, segundo um balanço preliminar, e os danos podem chegar a 100 milhões de iuanes (12 milhões de euros), indicou o site de informações Zhongguo Xinwen Wang.

Dukezong, fundada há 1.300 anos e que conta com 700 lares em uma superfície de 16 km2, é considerada uma das localidades tibetanas cujo patrimônio urbano e casas tradicionais estão mais bem conservados.

Nesta semana, outro local emblemático da cultura tibetana, o instituto budista Serthar, situado na província vizinha de Sichuan, foi vítima de um incêndio que destruiu ao menos dez estruturas de edifícios.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBombeirosChinaIncêndios

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal