Mundo

Furacão Ian se torna-se categoria 1 ao se aproximar de Cuba

O oeste de Cuba deve sofrer o impacto da tempestade nesta segunda-feira e o NHC alertou para "impactos significativos de ventos e tempestades"

"Ian se torna um furacão", afirmou o NHC, alertando que "hoje se espera um rápido fortalecimento adicional" (AFP/AFP)

"Ian se torna um furacão", afirmou o NHC, alertando que "hoje se espera um rápido fortalecimento adicional" (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 26 de setembro de 2022 às 09h26.

Última atualização em 26 de setembro de 2022 às 09h35.

A tempestade tropical Ian se fortaleceu e tornou-se um furacão de categoria 1 ao se aproximar de Cuba, indicou um boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos nesta segunda-feira (26).

"Ian se torna um furacão", afirmou o NHC, alertando que "hoje se espera um rápido fortalecimento adicional".

A tempestade avança para noroeste em direção ao oeste de Cuba e às Ilhas Cayman, com ventos máximos sustentados de 120 quilômetros por hora, disse a agência de meteorologia.

O oeste de Cuba deve sofrer o impacto da tempestade nesta segunda-feira e o NHC alertou para "impactos significativos de ventos e tempestades".

Nos Estados Unidos, os habitantes da Flórida se preparavam também para a chegada iminente da tempestade e o NHC emitiu um alerta de furacão para a costa oeste.

No domingo, o governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em 67 condados e as autoridades se preparam para a chegada da tempestade.

"Espera-se intensas chuvas, fortes ventos, rápidas inundações e inclusive tornados isolados", indicou DeSantis à imprensa no domingo.

O governador pediu aos moradores que se abasteçam de comida, água, medicamentos e combustível e se preparem para cortes de energia elétrica.

DeSantis mobilizou 2.500 membros da Guarda Nacional para a região.

As autoridades de vários lugares deste estado do sudeste dos Estados Unidos, incluindo Miami, Fort Lauderdale e Tampa, começaram a distribuir sacos de areia gratuitos entre os moradores para ajudá-los a proteger suas famílias do risco de inundações.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também decretou o estado de emergência na Flórida, o qual permite liberar fundos de ajuda federal.

"Nunca é cedo demais para se preparar", tuitou a prefeita de Tampa, Jane Castor.

O Caribe e algumas áreas do leste do Canadá ainda avaliam os danos provocados pela tempestade Fiona, que arrasou a região na semana passada.

Fiona deixou sete mortos ao passar pelo Caribe: quatro no território americano de Porto Rico, dois na República Dominicana e um no departamento francês ultramarino de Guadalupe.

Veja também: 

Candidata da extrema-direita, Giorgia Meloni tem vitória histórica na Itália

Mais de 100 detidos em protesto contra mobilização militar na região sudoeste da Rússia

Acompanhe tudo sobre:CubaEstados Unidos (EUA)Furacões

Mais de Mundo

Líder do partido governista da Coreia do Sul quer suspensão “imediata" de presidente

Califórnia declara estado de emergência para facilitar ajuda após terremoto

Lula se encontra com Mujica no Uruguai e o homenageia com maior honraria do Brasil

Musk se reúne com congressistas para discutir cortes de orçamento nos EUA