Pequim - A polícia chinesa anunciou nesta terça-feira a detenção de um cidadão suspeito de divulgar "rumores" através do popular serviço de mensagem instantânea WeChat, a primeira detenção deste tipo desde que as autoridades anunciaram há cinco dias uma nova legislação que limita o uso desta plataforma.
Através de uma conta pública deste serviço, o detido, original da região autônoma de Ningxia (noroeste do país), publicou supostamente várias informações "não confirmadas" sobre ataques e tráfico de bebês , segundo informou a agência oficial "Xinhua".
O acusado era o único administrador da conta pública, um perfil que permite a qualquer outro usuário obter informação mediante assinatura e que normalmente é utilizado por empresas, celebridades ou meios de comunicação para enviar notícias a seus seguidores.
Justamente estas contas são o alvo da nova campanha das autoridades, que obrigam a partir de agora os administradores destes perfis a utilizar seu nome real e a "respeitar as leis e regulações, o sistema socialista, os interesses nacionais, os direitos legítimos dos cidadãos, a ordem pública e a moralidade".
O detido, de sobrenome Wang, permanecerá sob custódia policial durante cinco dias, segundo a "Xinhua", que não informou no entanto se posteriormente ele vai ser julgado.
- 1. WhatsApp
1 /11(Reprodução)
Com versões para
Android ,
iOS e Windows Phone, o WhatsApp permite enviar mensagens de graça para outros smartphones com ele instalado, usando para isso as conexões 3G ou Wi-Fi.
O aplicativo conta com uma série de recursos que o tornam mais completo que o sistema de SMS. É possível enviar imagens, vídeos, sua localização atual e mesmo contatos com seus amigos, mesmo que eles estejam usando smartphones de outros sistemas – todas as versões do WhatsApp são compatíveis entre si.
O download do app é gratuito no Android e no Windows Phone, mas, segundo consta, pode ser usado por um ano. Depois, precisa ser comprado, assim como a versão de iOS, que custa US$ 0,99.
- 2. Viber
2 /11(Reprodução)
Diferente do WhatsApp, o Viber permite também fazer chamadas de voz, de forma parecida com o Skype – mas apenas com outros smartphones em que ele está instalado. Ele é compatível com Android, iOS e Windows Phone, e também utiliza a rede 3G ou a Wi-Fi para isso.
O aplicativo não exige a criação de um login (como acontece no Skype, por exemplo), usando no lugar o número do smartphone em que está instalado. Na prática, isso significa que, além de não precisar decorar senhas e coisas do tipo, não é necessário nem mesmo adicionar contatos, já que o app acessa sua agenda para sincronizá-los.
Nas chamadas de textos, o Viber também permite enviar fotos – inclusive as tiradas na hora – e emoticons, mas não vídeos. Ele é gratuito tanto no Android quanto no iOS e no Windows Phone.
- 3. MessageMe
3 /11(Reprodução)
Concorrente relativamente novo do WhatsApp e do Viber, o MessageMe funciona de forma parecida com ambos, permitindo enviar mensagens de texto usando as redes Wi-Fi, 4G, 3G ou mesmo 2G. Como diferencial para os outros dois, ele permite enviar desenhos feitos na hora para seus contatos, além de fotos, vídeos, áudio e sua localização atual.
Além disso, o MessageMe permite adicionar amigos conectando a conta do serviço com a do Facebook. No entanto, o processo deve ser feito durante a criação da conta, pois não é muito fácil descobrir como fazê-lo depois.
- 4. Facebook Messenger
4 /11(Reprodução)
O Facebook Messenger mostrava-se como uma forma prática de enviar mensagens para seus amigos na rede social sem precisar abrir o app dela. Ele exibe notificações de mensagens recebidas no alto da tela do smartphone, de modo que você sempre ficará sabendo quando receber alguma.
O app ainda faz isso, mas está mais completo hoje, sendo possível fazer um cadastro com o número de telefone em vez de um e-mail. Com isso, em alguns smartphones, ele pode sincronizar os contatos com a agenda do usuário e “substituir” o sistema de SMS, enviando mensagens para seus contatos da agenda via 3G ou Wi-Fi.
Com isso, em alguns smartphones, ele pode até substituir o sistema de SMS, enviando mensagens para seus contatos da agenda via 3G ou Wi-Fi e economizando na conta.
- 5. ChatON
5 /11(Reprodução)
Criado pela Samsung para tentar bater de frente com o WhatsApp, o ChatON é um app para trocar mensagens instantâneas entre smartphones, tablets e computadores.
Assim como as outras alternativas, ele utiliza as redes 3G e Wi-Fi para isso, permitindo enviar também documentos e fotos durante as conversas. Ele também funciona como uma espécie de rede social, na qual é possível criar perfis e postar e comentar fotos e atualizações de status.
Para funcionar, no entanto, o ChatON requer um cadastro na Samsung (embora funcione em smartphones de outras marcas), que pode ser feito na tela inicial do app.
- 6. fring
6 /11(Reprodução)
O fring tem como diferencial aos apps anteriores a possibilidade de fazer chamadas em grupo (inclusive em vídeo) entre até quatro pessoas. As ligações podem ser feitas inclusive para telefones fixos, embora seja necessário comprar alguns créditos para isso – de forma parecida com o Skype.
Ele é compatível com Android e iOS e permite também enviar mensagens de texto para os contatos, mas não em um sistema tão completo quanto o do WhatsApp, por exemplo. É possível, ainda assim, enviar arquivos para os contatos.
O aplicativo pode ainda agregar contas de vários outros serviços, como GTalk, MSN (agora Skype) e Yahoo!, para começar um chat.
- 7. Skype
7 /11(Reprodução)
Velho conhecido dos usuários de computador, o Skype leva as mesmas funções aos smartphones com Android, iOS e Windows Phone.
Usando as conexões 3G ou Wi-Fi, o app permite conversas com os contatos de forma gratuita, seja em forma de texto ou vídeo, desde que eles também usem o Skype no aparelho. Do contrário, é preciso adquirir créditos, que pode usados também para fazer ligações a smartphones sem o app e até telefones fixos – e o preço cobrado é até baixo.
Para se conectar ao Skype, o usuário precisa criar uma conta ou fazer login com a mesma que é usada para acessar o programa no computador. Vale lembrar que, no Windows Phone, o app encontra-se em fase de testes, podendo apresentar algumas instabilidades.
- 8. Nimbuzz
8 /11(Reprodução)
Este aplicativo gratuito para Android, iOS e Windows Phone pode reunir contatos de diversos serviços de mensagens, entre Skype, GTalk e Facebook. Assim, você pode se comunicar com eles em um único aplicativo.
Apesar de não poder enviar mensagens como no WhatsApp ou Viber, o Nimbuzz permite realizar ligações locais e internacionais a custo baixo. Para isso, basta cadastrar sua conta do Skype no aplicativo.
- 9. IM Plus
9 /11(Reprodução)
Com interface e recursos mais tradicionais, o IM+ é interessante para quem não se interessa pelos recursos de videochamadas de outros aplicativos e quer somente bater papo por texto.
Ele reúne vários serviços em um só lugar, incluindo aí o MSN (hoje Skype), o Facebook, o GTalk e até o quase esquecido ICQ. Com isso, é possível se comunicar entre vários dispositivos e até com pessoas que estão usando o computador. Nos chats disponíveis, você pode enviar arquivos do smartphone para os contatos, além de receber conteúdo deles.
- 10. Tango Video Calls
10 /11(Reprodução)
Nativo em alguns aparelhos com Windows Phone, o Tango Video Calls, como o nome sugere, é ótimo para fazer chamadas de vídeo com os contatos.
O aplicativo conta também com versões para Android e iOS, e permite, além das videochamadas “ao vivo”, enviar mensagens gravadas de áudio ou filmadas pela rede 3G ou Wi-Fi.
Para usar o app, é preciso apenas confirmar seu número de telefone e realizar um rápido cadastro. Depois, é só adicionar os contatos que também utilizam o serviço para começar os chats.
O Tango ainda permite adicionar efeitos aos vídeos, fazendo com que as mensagens mandadas fiquem mais divertidas.
- 11. Agora, veja 5 novidades em apps para iPhone, iPad e Android
11 /11(Divulgação)