Guatemala começa a enterrar as 36 vítimas do incêndio em abrigo

Horror e indignação tomaram conta dos guatemaltecos que agora esperam por justiça na investigação da tragédia ocorrida na quarta-feira

Uma pequena igreja evangélica recebeu familiares e amigos de Siona Hernández, uma das 36 adolescentes mortas no incêndio que atingiu um abrigo de menores em San José Pinula, a 10 km da capital da Guatemala.

As pessoas que conheceram a moça de 17 anos estão impactado pela tragédia ocorrida no Lar Seguro Virgem de Assunção, um centro correcional de longo histórico de abusos sexuais e maus-tratos.

O último balanço oficial é de 36 jovens entre 14 e 17 anos mortas, enquanto que 19 se encontram internadas, a maioria em estado crítico.

Horror e indignação tomaram conta dos guatemaltecos que agora esperam por justiça na investigação da tragédia ocorrida na quarta-feira.

O incêndio aparentemente foi provocado pelas próprias internas para denunciar abusos sexuais e outras formas de violência, segundo uma das hipóteses cogitadas pela Procuradoria de Direitos Humanos.

O presidente Jimmy Morales, que está com a popularidade cada vez mais baixa, decretou três dias de luto nacional e ordenou a destituição do diretor da instituição.

Trata-se de "um massacre", assegurou Hilda Morales, procuradora de Direitos Humanos da Infância, que pediu uma investigação administrativa e penal contra os responsáveis do abrigo.

O local abriga, por ordem judicial, menores de 18 anos vítimas de violência doméstica, de algum delito ou que foram resgatadas das ruas, entre outros motivos.

O centro tem capacidade para 400 menores, mas abriga 800.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.