Mundo

GM irá construir sua segunda fábrica na Índia

Planta, uma parceria com o governo indiano, começará a funcionar em 2007

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A General Motors (GM) irá construir sua segunda fábrica na Índia, dentro da estratégia de transferir investimentos do mercado americano para a Ásia, a fim de aproveitar o potencial local. Segundo o acordo firmado com o governo do estado indiano de Maharashtra, a unidade custará 279,3 milhões de dólares. A fábrica será uma parceria com o governo local e produzirá pequenos carros de passeio. O início da produção está previsto para 2007 e sua capacidade instalada será de 14.000 unidades por ano.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, a GM ainda não definiu o modelo que será produzido na unidade. As apostas, no entanto, recaem sobre o Chevrolet Spark, um esportivo compacto e econômico. O modelo poderia competir no emergente segmento de carros médios da Índia, além de contribuir para que a montadora americana ampliasse sua participação de mercado no segmento de carros de passeio, atualmente em 3%.

O investimento na Índia reflete a preocupação da GM em assegurar seu futuro. A companhia fechou fábricas nos Estados Unidos e cortou sua força de trabalho. A economia indiana avança de 6% a 8% por ano e seu mercado automotivo é o que mais cresce no mundo. No ano fiscal encerrado em 31 de março de 2006, foram vendidos 1,1 milhão de veículos de passageiro no país. A China, maior mercado da região, absorveu 3,8 milhões de carros no mesmo período, mas analistas do setor acreditam que a Índia possa acelerar o ritmo dos negócios.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições nos EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Mais na Exame