Mundo

FT: Brexit dará mais liberdade para UE implementar reformas

Christine Lagarde, do FMI, disse que Brexit dará mais liberdade para o bloco para implementar reformas e projetos que os britânicos se opunham no passado

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde (Fabrice Coffrini/AFP)

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2016 às 17h04.

São Paulo - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse hoje que o movimento de separação do Reino Unido e da União Europeia (Brexit) dará mais liberdade para o bloco para implementar reformas e projetos que os britânicos se opunham no passado, de acordo com o jornal Financial Times.

Em um tom otimista, Lagarde também teria dito que o Reino sairá da crise "no topo". Os comentários foram feitos em uma conferência de negócios em Aix-en-Provence, no sul da França.

Recentemente, o FMI alertou que o Brexit poderia desencadear um "período prolongado de incertezas". Mas na visão de Lagarde, "talvez hajam coisas que os comissários europeus poderiam considerar fazer, agora que os britânicos não estão mais à mesa de negociações".

Mais cedo, o membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu (BCE), Benoît Coeuré, disse que ainda é muito cedo para decidir sobre como responder à decisão do Reino Unido de sair da UE, dada a atual incerteza econômica e política.

Os comentários indicam que o BCE vai esperar um tempo para avaliar como os bancos e as empresas da zona do euro estão reagindo ao choque antes de tomar quaisquer medidas de estímulo adicionais. Economistas especulavam que o BCE poderia agir já em setembro para reforçar a economia do bloco.

"Há coisas que podemos fazer, mas é muito cedo para decidir se o Brexit pede ação do banco central", disse Coeuré.

A surpresa com o resultado do referendo resultou em quedas nos mercados de ações globais, com os papéis de bancos europeus particularmente sob pressão. A libra tem caído em relação ao dólar e outras moedas, e o euro também perdeu terreno. 

Com informações da Dow Jones Newswires.

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita