EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 13h05.
O Fórum Econômico Mundial anunciou nesta terça-feira (16/1) os nomes dos novos membros do Fórum de Jovens Líderes Globais (Young Global Leaders), órgão que reúne executivos, figuras públicas e intelectuais com menos de 40 anos para discutir iniciativas para o futuro. Seis brasileiros integram a lista dos 250 escolhidos em um processo de seleção que contou com 4 000 indicados, entre os quais está Claudia Vassallo, diretora de redação de EXAME - publicação da Editora Abril.</p>
Os outros brasileiros da lista são Renato Amorim, diretor de Relações Internacionais da Vale do Rio Doce, Fernando Madeira, CEO do Terra América Latina, Carlos Jereissati Filho, diretor-superintendente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Filipe Affonso Ferreira, membro do Comitê Executivo da Gerdau e Ricardo Bisordi de Oliveira, diretor-financeiro do grupo Camargo Correa. Todos foram eleitos por um comitê de 34 representantes da imprensa mundial, liderados pela rainha Rania, da Jordânia.
Os escolhidos para integrar o fórum de jovens líderes em 2007 se somarão aos eleitos nos anos anteriores para debater iniciativas para o futuro do mundo nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, governança global e segurança, e desenvolvimento e pobreza. Criado em 2004 por Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, o grupo de líderes com menos de 40 anos já conta com 416 membros de 90 países, como Larry Page e Sergey Brin, co-fundadores do Google, e Mikheil Saakashvili, presidente da Georgia.
Os membros do fórum têm como responsabilidade participar de pelo menos um grupo de discussão e devem dedicar seus conhecimentos ao órgão por cinco anos, ou até que atinjam os 40 anos de idade. Juntos eles têm a tarefa de discutir tendências, riscos e oportunidades para formular uma visão de como será o mundo em 2030, em um projeto batizado de "Iniciativa 2030".
A nova turma de 2007 traz, além dos seis brasileiros, outros 19 membros da América Latina, 50 da Europa, 25 da Ásia Oriental, 25 do Norte da África e do Oriente Médio, 50 da América do Norte, 30 do sul da Ásia e 20 da África Subsaariana (veja aqui a lista completa). "Confrontar e atacar os desafios globais vai exigir novas e estratégicas idéias dos líderes, além de soluções realmente internacionais e inovadoras baseadas em uma colaboração global. É para isso que criei o Fórum de Jovens Líderes Globais - para que seja uma voz no futuro nos processos mundiais de deliberação", afirma Klaus Schwab.