Mundo

Fórum Econômico escolhe seis brasileiros como jovens líderes globais

Lista traz 250 representantes de governos, empresas, universidades e meios de comunicação e inclui diretora da redação de EXAME

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 13h05.

O Fórum Econômico Mundial anunciou nesta terça-feira (16/1) os nomes dos novos membros do Fórum de Jovens Líderes Globais (Young Global Leaders), órgão que reúne executivos, figuras públicas e intelectuais com menos de 40 anos para discutir iniciativas para o futuro. Seis brasileiros integram a lista dos 250 escolhidos em um processo de seleção que contou com 4 000 indicados, entre os quais está Claudia Vassallo, diretora de redação de EXAME - publicação da Editora Abril.</p>

Os outros brasileiros da lista são Renato Amorim, diretor de Relações Internacionais da Vale do Rio Doce, Fernando Madeira, CEO do Terra América Latina, Carlos Jereissati Filho, diretor-superintendente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Filipe Affonso Ferreira, membro do Comitê Executivo da Gerdau e Ricardo Bisordi de Oliveira, diretor-financeiro do grupo Camargo Correa. Todos foram eleitos por um comitê de 34 representantes da imprensa mundial, liderados pela rainha Rania, da Jordânia.

Os escolhidos para integrar o fórum de jovens líderes em 2007 se somarão aos eleitos nos anos anteriores para debater iniciativas para o futuro do mundo nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, governança global e segurança, e desenvolvimento e pobreza. Criado em 2004 por Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, o grupo de líderes com menos de 40 anos já conta com 416 membros de 90 países, como Larry Page e Sergey Brin, co-fundadores do Google, e Mikheil Saakashvili, presidente da Georgia.

Os membros do fórum têm como responsabilidade participar de pelo menos um grupo de discussão e devem dedicar seus conhecimentos ao órgão por cinco anos, ou até que atinjam os 40 anos de idade. Juntos eles têm a tarefa de discutir tendências, riscos e oportunidades para formular uma visão de como será o mundo em 2030, em um projeto batizado de "Iniciativa 2030".

A nova turma de 2007 traz, além dos seis brasileiros, outros 19 membros da América Latina, 50 da Europa, 25 da Ásia Oriental, 25 do Norte da África e do Oriente Médio, 50 da América do Norte, 30 do sul da Ásia e 20 da África Subsaariana (veja aqui a lista completa). "Confrontar e atacar os desafios globais vai exigir novas e estratégicas idéias dos líderes, além de soluções realmente internacionais e inovadoras baseadas em uma colaboração global. É para isso que criei o Fórum de Jovens Líderes Globais - para que seja uma voz no futuro nos processos mundiais de deliberação", afirma Klaus Schwab.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos