Mundo

Financial Times ironiza e sugere que Portugal vire colônia do Brasil

Coluna do jornal faz proposta provocativa para resolver a crise da dívida do país: o retorno da relação metrópole-colônia, mas com pólos invertidos

Portugal teria mais a ganhar se submetesse ao Brasil, ironiza FT (Getty Images)

Portugal teria mais a ganhar se submetesse ao Brasil, ironiza FT (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2011 às 19h43.

São Paulo - O jornal britânico Financial Times (FT) ironizou a situação da crise da dívida portuguesa e sugeriu que o país peça anexação à sua antiga colônia na América. A provocação foi feita na coluna “Lex”, publicada nesta sexta-feira (25).

Ocupando posições quase opostas economicamente – crescimento do lado brasileiro, fragilidade econômica crônica do lado de lá - os dois países já estariam vivendo uma inversão de papéis, e Portugal, combalido, poderia tirar vantagem de se anexar ao Brasil.

“A União Europeia considera Portugal problemático: sem governo, com alta resistência à austeridade e fraca performance econômica (o PIB estagnou na última década). As negociações são duras”, diz o articulista. “Aqui está uma ideia inovadora para lidar com a situação: a anexação pelo Brasil”, prossegue.

Segundo o jornal, ainda que o país europeu se ressinta da perda de status, não se pode dizer que ele tenha força para reclamar: representaria apenas 5% da população do Brasil e 10% do PIB. O veículo prossegue elencando as virtudes brasileiras: crescimento do PIB de em média 4% ao ano na última década e presença no seleto grupo dos BRICs, o centro emergente do poder mundial, "uma casa melhor do que a velha e cansada União Europeia".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDívida públicaEmpresasEuropaFinancial TimesJornaisPiigsPortugalUnião Europeia

Mais de Mundo

Biden promete a estudantes que escutará protestos por Gaza e trabalhará por 'paz duradoura'

Japão faz alerta depois de ursos atacarem diversas pessoas no nordeste do país

Espanha chama para consultas embaixadora na Argentina e exige desculpas de Milei

Após dois anos de pausa, Blue Origin, de Jeff Bezos, leva passageiros ao espaço

Mais na Exame