Mundo

Exportações de Portugal aumentam 5,6% em janeiro

Analistas econômicos consideram que o aumento das vendas ao exterior podem ser chave para a subida da economia de Portugal, que atravessa a pior recessão em décadas


	Bandeira de Portugal: os índices refletem uma melhoria nas exportações depois da queda registrada em dezembro (2,9% em relação ao mesmo mês de 2011).
 (Jamie McDonald/Getty Images)

Bandeira de Portugal: os índices refletem uma melhoria nas exportações depois da queda registrada em dezembro (2,9% em relação ao mesmo mês de 2011). (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2013 às 15h22.

Lisboa - Portugal registrou em janeiro um aumento de suas exportações de bens em 5,6% e teve uma queda nas importações de 6,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou nesta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os índices refletem uma melhoria nas exportações depois da queda registrada em dezembro (2,9% em relação ao mesmo mês de 2011). O organismo constatou em janeiro de 2013 um considerável aumento (19,6%) das exportações para países europeus e resto do mundo em comparação com o mês anterior (dezembro de 2012), o que foi impulsionado especialmente pelos veículos e outros equipamentos automotivos.

Analistas econômicos consideram que o aumento das vendas ao exterior podem ser chave para a subida da economia de Portugal, que atravessa a pior recessão em décadas, com uma queda do PIB em 2012 de 3,2% e que precisa cumprir com as duras condições de um resgate financeiro internacional.

Além disso, o INE informou que em termos trimestrais, de novembro de 2012 até janeiro de 2013, o saldo negativo da balança comercial caiu um bilhão de euros, até os 2,2 bilhões, em relação ao mesmo período anualizado.

A taxa de cobertura, usada para calcular a porcentagem de importações que podem ser pagas com as exportações realizadas durante um mesmo período de tempo, foi de 83,1%. 

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorEuropaExportaçõesPiigsPortugal

Mais de Mundo

França e Polônia reafirmam posição contra o acordo UE-Mercosul

2ª Expo de cadeia de suprimentos em Pequim foca na integração global

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah com apoio dos EUA