Ex-primeiro-ministro japonês Yasuhiro Nakasone morre aos 101 anos
Durante seu mandato como primeiro-ministro do Japão, que durou de 1982 a 1987, Nakasone foi um aliado fiel dos Estados Unidos
Estadão Conteúdo
Publicado em 29 de novembro de 2019 às 10h07.
Última atualização em 29 de novembro de 2019 às 10h09.
São Paulo — O ex-primeiro ministro japonês Yasuhiro Nakasone, nome importante da política pós-Segunda Guerra Mundial do país asiático, morreu nesta sexta-feira, 29, aos 101 anos de idade. O escritório de Hirofumi Nakasone, seu filho, afirmou que a morte aconteceu em um hospital de Tóquio, onde o ex-premiê havia se tratado recentemente.
Durante seu mandato como primeiro-ministro do Japão, que durou de 1982 a 1987, Nakasone foi um aliado fiel dos Estados Unidos e ficou conhecido por suas calorosas relações com o então presidente Ronald Reagan. Nakasone aumentou os gastos com defesa, tentou revisar a constituição pacifista do Japão e é lembrado por seus apelos ao patriotismo, que atraíam críticas.
Oficial naval da Segunda Guerra Mundial, Nakasone testemunhou a profundidade da derrota e devastação do Japão. Quatro décadas depois, ele liderou o país no auge de seu sucesso econômico. Após deixar o cargo, o ex-premiê se tornou um dos principais estadistas do Japão.