Mundo

Ex-candidato à Presidência dos EUA, Bernie Sanders buscará reeleição no Senado

Nas últimas semanas, político tem sido altamente crítico ao apoio de Biden a Israel

O senador americano Bernie Sanders em Washington, em 23 de abril de 2024 (AFP)

O senador americano Bernie Sanders em Washington, em 23 de abril de 2024 (AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 6 de maio de 2024 às 16h48.

Última atualização em 6 de maio de 2024 às 16h56.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O ex-candidato à Presidência dos Estados Unidos e conhecido senador independente de esquerda, Bernie Sanders, anunciou nesta segunda-feira, 6, que vai concorrer à reeleição no Congresso.
“Hoje anuncio a minha intenção de concorrer à reeleição”, disse o senador de Vermont, de 82 anos, que se define como um “socialista democrático”, em comunicado.

Durante mais de quatro décadas, Sanders se tornou conhecido pelos seus ideais socialistas, considerados durante anos como utópicos ou inconcebíveis nos Estados Unidos.

Este filho de imigrantes judeus aspirou à Presidência em 2016 e novamente em 2020, quando desistiu da candidatura para apoiar Joe Biden nas primárias democratas, em plena pandemia de covid-19.

Muito popular entre um grupo de jovens americanos, o senador tem desde então apoiado de forma geral as políticas adotadas pelo seu antigo adversário democrata na Casa Branca.

Sanders, no entanto, tem sido altamente crítico nas últimas semanas ao apoio de Biden a Israel, denunciando o “desastre humanitário” na Faixa de Gaza e as “políticas atrozes” do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na guerra contra o grupo islamista Hamas.

O senador independente alertou também que o movimento de protesto pró-palestino que abala as universidades americanas “poderia ser o Vietnã de Biden”, fazendo com que o presidente perca “não só os jovens, mas também uma grande parte da base democrata”.

A nova candidatura de Sanders também surge no meio de um acalorado debate sobre o envelhecimento da classe política americana. Biden, candidato à reeleição nas eleições presidenciais de novembro, tem 81 anos. Donald Trump, seu rival republicano, tem 77 anos.

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024Estados Unidos (EUA)Bernie SandersJoe Biden

Mais de Mundo

Putin ameaça entregar armas de longo alcance a países em conflito com potências ocidentais

Após perder maioria nas eleições, partido de Modi consegue aliança para formar novo governo da Índia

Homem é preso no Líbano após atirar contra Embaixada dos Estados Unidos

Premiê eslovaco fala pela primeira vez desde tentativa de assassinato

Mais na Exame