EUA reforçam tropas de navios enviados à Líbia
Pentágono está estudando "com extrema cautela" a possibilidade de realizar ações militares contra o regime político do ditador Muammar Kadafi
Da Redação
Publicado em 2 de março de 2011 às 00h00.
São Paulo - O governo dos Estados Unidos reforçou com 400 soldados adicionais as tropas dos dois navios de guerra americanos que se aproximam da Líbia, aonde se dirigem com a missão, segundo o Pentágono, de ajudar nas operações humanitárias e de evacuação de civis.
"Enviei dois navios da Marinha para o Mar Mediterrâneo, aonde chegarão nas próximas horas para reforçar a capacidade de evacuação e resposta humanitária", anunciou o secretário de Defesa americano, Robert Gates, em entrevista coletiva no Pentágono.
Enquanto os dois navios se aproximam da costa do país norte-africano, Washington estuda novas ações militares, destacou Gates.
Um dos navios, a embarcação de assalto anfíbio "Kearsarge", receberá 400 soldados extras para compensar a recente saída de parte de sua tripulação rumo ao Afeganistão.
O "Kearsarge", uma embarcação que os Estados Unidos enviaram a crises como a provocada por furacões no Haiti em 2008, conta com uma tripulação formada por 77 oficiais, 1,1 mil marinheiros e 2 mil marines.
A segunda embarcação, que não foi identificada, manterá sua capacidade regular.
O Pentágono está estudando "com extrema cautela" a possibilidade de empreender ações militares contra o regime político do ditador Muammar Kadafi, já que qualquer decisão pode ter "grandes consequências" na região e nas operações de combate no país afegão.