EUA negam projeto de coordenação militar com Irã contra EI
Apesar das negativas, Estados Unidos se mostraram "naturalmente abertos a um compromisso" diplomático com Teerã
Da Redação
Publicado em 5 de setembro de 2014 às 16h15.
Washington - Os Estados Unidos não têm a intenção de cooperar militarmente com o Irã na luta contra os jihadistas do Estado islâmico , que controlam regiões do Iraque e da Síria, declarou nesta sexta-feira a diplomacia americana.
"Nós não iremos coordenar uma ação militar ou compartilhar informações com o Irã, e não temos planos de fazer isso", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf.
No entanto, os Estados Unidos estão "naturalmente abertos a um compromisso" diplomático com Teerã, "como foi feito no passado", sobretudo no Afeganistão, quando os dois países cooperaram no final de 2001 para a consolidação do regime de Hamid Karzai após a queda do regime talibã.
"Vamos coordenar nossas ações" com o Irã contra os combatentes do EI, um grupo armado ultra-radical sunita, insistiu Harf.
Os Estados Unidos e o Irã, que não mantêm relações diplomáticas desde abril de 1980, iniciaram uma aproximação do ano passado, principalmente graças às negociações internacionais em torno do polêmico programa nuclear de Teerã.