Exame Logo

Estátua de Cristóvão Colombo em Houston é vandalizada

A polícia local investiga o incidente, ocorrido no Bell Park, mas nenhuma pessoa foi presa até o momento pelo ato de vandalismo

Retrato de Cristóvão Colombo e sua família (Published by I. Stockdale/Wikimedia Commons)
E

EFE

Publicado em 18 de agosto de 2017 às 17h43.

Houston  - Um monumento de Cristóvão Colombo erguido em uma das praças da cidade de Houston, nos Estados Unidos , foi vandalizado na noite de quinta-feira com uma tinta vermelha que cobria a cabeça e o corpo da estátua do explorador italiano.

A polícia local investiga o incidente, ocorrido no Bell Park, mas nenhuma pessoa foi presa até o momento pelo ato de vandalismo.

Veja também

Segundo o porta-voz do Departamento de Polícia de Houston, John Cannon, quando as autoridades chegaram ao parque, por volta das 23h20 locais (1h20 de sexta-feira em Brasília), após receber um aviso, a pintura já estava seca.

A Aliança de Artes de Houston, responsável pela conservação dos cerca de 600 monumentos da cidade, contratou um grupo de restauradores para começar a limpar a estátua de Colombo.

O ataque contra a estátua de Colombo coincide com o debate sobre a retirada de monumentos dedicados aos confederados da Guerra Civil americana por representarem a defesa da escravidão e do racismo.

Por causa de um protesto contra a retirada de uma estátua dedicada ao general Robert E. Lee em Chalottesville, na Virgínia, convocada por grupos racistas, um simpatizante neonazista matou uma mulher e feriu mais de 20 pessoas ao atropelar um grupo de manifestantes que criticava o ato inicial.

A Liga de Jovens Comunistas de Houston tinha pedido, após os incidentes em Charlottesville, a retirada de uma estátua confederada do Parque Sam Houston.

O prefeito da cidade, Sylvester Turner, ordenou nesta semana a revisão dos monumentos e estátuas de Houston e que estejam relacionadas com os confederados.

O monumento de Colombo, localizado perto do distrito de museus da cidade, foi doado pelas organizações ítalo-americanas de Houston em 1992 por causa da comemoração dos 500 anos do descobrimento da América.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Protestos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame