Exame Logo

Empréstimos para negócios na UE têm maior crescimento da década

Fusões e aquisições impulsionaram financiamentos nos 12 países da União Européia

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Os financiamentos para negócios na Zona do Euro tiveram,no ultimo mês,o maior crescimento da década. De acordo com o Banco Central Europeu (BCE), os empréstimos para negócios nos 12 países que compõem a União Européia subiram a uma taxa anualizada de 11,8%, o maior percentual desde 1999, quando o índice começou a ser acompanhado. O aumento, segundo o jornal britânico Financial Times, foi impulsionado pelos créditos destinados a fusões e aquisições.

O anúncio acontece no momento em que o BCE se prepara para rever suas projeções de crescimento para a Zona do Euro. Com a expansão inesperada das economias alemã e francesa no segundo trimestre, a expectativa é de elevação da taxa, que encontra-se em 2,1%. As previsões para 2007 também deverão ser revisadas, incluindo a projeção de inflação, que deverá refletir os aumentos nos preços do petróleo.

Veja também

Na próxima quinta-feira (1/9), o BCE se reúne para avaliar a taxa de juros, que atualmente é de 3%. O mercado espera que o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, sinalize sobre possíveis aumentos nos juros para conter as pressões inflacionárias. O BCE já admite que é possível que a inflação fique acima da meta de 2% ao ano, prevista para 2006 e 2007.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame