Exame Logo

Embarcações chinesas entram em águas disputadas com Japão

Trata-se da primeira ocasião desde 3 de outubro em que navios-patrulha da China visitam o disputado arquipélago das Senkaku

Os navios chineses se aproximaram das ilhas Senkaku (Diaoyu para a China) (Japan Coast Guard/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2012 às 22h47.

Tóquio - Três navios-patrulha da China entraram nesta quinta-feira em águas das ilhas Senkaku/Diaoyu, foco de um conflito entre Pequim e Tóquio, na primeira ação deste tipo nas últimas três semanas, informou a televisão pública japonesa 'NHK'.

As embarcações chinesas entraram em águas da ilha Minamikojima, uma das cinco que integram o pequeno arquipélago, por volta das 6h30 locais (20h30 de Brasília), detalhou a Guarda Costeira japonesa.

Veja também

Trata-se da primeira ocasião desde 3 de outubro em que navios-patrulha da China visitam o disputado arquipélago das Senkaku, situado no Mar da China Oriental e conhecido como Diaoyu por Pequim. Acredita-se que o arquipélago pode abrigar grandes jazidas de gás e petróleo.

Este território, desabitado e com uma superfície de menos de sete quilômetros quadrados, levou as relações entre as duas potências asiáticas ao seu pior momento em anos, depois de Tóquio ter comprado em setembro o terreno de três das ilhas junto a um proprietário privado.


Isso provocou irados protestos da China e de Taiwan, que também reivindica as ilhas, assim como uma onda de manifestações contra o Japão em várias cidades chinesas e o cancelamento de eventos diplomáticos entre os dois países.

Em setembro e no início de outubro as embarcações chinesas entraram em diversas ocasiões em águas territoriais das ilhas e geraram o protesto imediato de Tóquio, que qualificou essas ações de 'invasões'.

Além disso, na semana passada Pequim fez uma demonstração de força ao realizar manobras militares no Mar da China Oriental, onde fica o arquipélago em conflito, que incluíram 11 navios de guerra e quatro aviões.

Ontem, o Governo japonês assegurou que mantém contatos com a China sobre a tensão territorial, que incluíram uma reunião no fim de semana entre o vice-ministro das Relações Exteriores japonês e um representante chinês.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaJapãoPaíses ricos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame