Donald Trump e Kim Jong-un dão aperto de mão histórico; veja imagens
Líderes estão reunidos neste momento em Singapura para discutir os rumos do programa nuclear da Coreia do Norte
Gabriela Ruic
Publicado em 11 de junho de 2018 às 22h09.
Última atualização em 11 de junho de 2018 às 22h36.
São Paulo - Começou agora (22h horário de Brasília, 9h horário local) o encontro entre o presidente dosEstados Unidos, Donald Trump, e o líder daCoreia do Norte, Kim Jong-un, no Capella Hotel, em Singapura, no que é a primeira cúpula entre líderes destes países em exercício do cargo.
Em um gesto simbólico, a dupla deu um aperto de mão histórico, que sinaliza a abertura para as negociações sobre o programa nuclear norte-coreano. O encontro era impensável até pouco tempo atrás, quando os líderes trocavam insultos e provocações.
Sentados lado a lado, Kim e Trump falaram brevemente aos jornalistas. O primeiro lembrou que a cúpula acontece depois de terem "vencido muitos obstáculos", enquanto o americano disse esperar que os países tenham "um ótimo relacionamento".
Agora, os líderes irão se reunir a sós em uma sala separada, mas não se sabe por quanto tempo irão conversar. A expectativa, no entanto, é a de que as conversas desta rodada sejam um primeiro passo rumo à um entendimento entre os países e novas reuniões são esperadas pelos próximos meses. Depois, serão acompanhados de assessores para uma reunião conjunta.
A rede de notícias americana CNN registrou o momento da chegada de Kim ao Capella Hotel e, posteriormente, a de Trump . Veja os vídeos abaixo: