Exame Logo

Em fenômeno raro, Irma "suga" água de praias na Flórida e Caribe

Potência do furacão foi tamanha que “secou” áreas litorâneas. Fenômeno foi registrado em vídeo

Praia nas Bahamas: força do furacão Irma secou ilha. (Twitter/Reprodução)

Vanessa Barbosa

Publicado em 11 de setembro de 2017 às 14h23.

Última atualização em 11 de setembro de 2017 às 14h25.

São Paulo - Durante o fim de semana, em uma demonstração da sua força, o furacão Irma "sugou" a água de praias na costa da Flórida e das Bahamas a medida que avançava sobre os Estados Unidos.

Em Long Island, uma das ilhas que fazem parte das Bahamas, no Caribe, o litoral secou. No sábado, um vídeo publicado pela usuária do Twitter @Kaydi_K mostra o efeito surpreendente.  "Estou incrédula agora ... Isso é Long Island, Bahamas e a água do oceano sumiu!!!", diz ela. O post viralizou.

A direção dos ventos e a força do furacão associadas à baixa pressão literalmente fizeram com que água da costa fosse puxada para dentro do oceano, provocando um deslocamento temporário no mar.  Poucas horas depois, outro usuário do Twitter, Adrian, tuitou uma foto das águas que retornaram à ilha.

Fenômeno semelhante foi registrado na costa oeste da Flórida. As imagens mostram as águas sendo drenadas no litoral.

O furacão Irma deixou um rastro de destruição em sua passagem no Caribe, matando ao menos de 30 pessoas. Antes, 10 morreram em Cuba,depois de a tempestade provocar graves danos principalmente nos polos turísticos da ilha.

Mais de 6,3 milhões de pessoas precisaram sair da Flórida, onde o furacão chegou na manhã de domingo comventos de mais de 200 km/h. Ao menos seis pessoas morreram no estado americano.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame