Exame Logo

EI está enfraquecido por ataques no Iraque, diz entidade

O Estado Islâmico não é invencível e está enfraquecido pelos ataques aéreos feitos no Iraque, segundo diretor do Centro Nacional Antiterrorista dos EUA

Combatentes iraquianos: "temos os meios de vencer o EI", diz Matthew Olsen (Ahmad al-Rubaye/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2014 às 13h51.

Washington - Por mais temível que seja, o Estado Islâmico não é invencível e está enfraquecido pelos ataques aéreos realizados no norte do Iraque , afirmou nesta quarta-feira um dos diretores do programa antiterrorismo americano.

"Com uma ampla coalizão integrada por aliados internacionais, temos os meios de vencer o Estado Islâmico", considerou Matthew Olsen, diretor do Centro Nacional Antiterrorista, que declarou não dispor de informações concretas sobre algum projeto de atentado do EI contra os Estados Unidos.

Veja também

Mais cedo, o secretário de Estado americano John Kerry afirmou que o governo dos Estados Unidos vai punir aqueles que mataram os jornalistas James Foley e Steven Sotloff.

Os dois repórteres foram decapitados por jihadistas do grupo extremista Estado Islâmico e as mortes foram divulgadas em vídeos divulgados na internet.

"Quando em qualquer parte do mundo terroristas assassinam nossos cidadãos, o governo dos Estados Unidos faz com que prestem contas, tomando o tempo que for necessário. Aqueles que assassinaram James Foley e Steven Sotloff na Síria deveriam saber que os Estados Unidos também farão com que prestem contas, não importa o tempo que levar", afirma um comunicado do chefe da diplomacia americana.

Kerry chamou a execução de Steven Sotloff de "soco no estômago" e uma "selvageria medieval".

Duas semanas depois da divulgação do vídeo que mostra a decapitação do jornalista americano James Foley, o EI cumpriu a ameaça de matar Steven Sotloff.

O jornalista de 31 anos havia sido sequestrado em agosto de 2013 na Síria.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)IraqueIslamismoOriente MédioPaíses ricos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame