Mundo

Dilma Rousseff prepara estreia no Twitter

Candidata à Presidência pelo PT vai criar conta pessoal e escrever seus próprios posts, segundo estrategista de campanha na internet

Campanha da petista na internet vai atuar nas principais redes sociais (.)

Campanha da petista na internet vai atuar nas principais redes sociais (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

São Paulo - O debate eleitoral no Twitter ganhará mais uma personagem central: Dilma Rousseff, candidata à Presidência pelo PT. É o que garante Marcelo Branco, estrategista de redes sociais para a campanha da ex-ministra desde segunda-feira (5).

Para fazer frente ao @JoseSerra_, endereço do candidato José Serra (PSDB) com mais de 180 mil seguidores, a petista vai criar uma conta pessoal e escrever seus próprios posts no Twitter, enquanto assessores cuidarão de outra conta relacionada somente à campanha, segundo Branco.

A ferramenta de microblogging, para ele, é importante para ampliar o diálogo dos candidatos com seus eleitores e até opositores, já que "traz uma aproximação maior entre eles e provoca uma comunicação horizontal em vez da antiga hierarquização". Além do perfil no Twitter, o ex-coordenador da Associação do Software Livre e ex-diretor da Campus Party Brasil explica que a estratégia de campanha ainda prevê perfis de Dilma em outras redes sociais, como Orkut e Facebook.

"O objetivo número 1 será o de agregar mais pessoas ao debate em torno da Dilma, para provocar opiniões e iniciativas espontâneas nas redes sociais", diz. Ele acrescenta que o trabalho dele prevê ainda desenvolver uma rede de voluntários para mobilizar e organizar os militantes, mas sempre rejeitando a possibilidade de contratar blogueiros ou tuiteiros para publicarem opiniões favoráveis à petista ou desfavoráveis aos candidatos de oposição. "Essa tática não é aceitável, vai contra os princípios de liberdade de imprensa e prejudica o debate limpo. Opinião paga é pouco convinvente e robô [como scripts para aumentar audiência ou número de seguidores no Twitter] não vota", dispara Marcelo Branco.

Contratado pela Pepper Comunicação Interativa, Branco vai trabalhar com os americanos Scott Goodstein e Joe Rospars, responsáveis pela campanha de Barack Obama nas mídias sociais, e Andrew Paryze e Ben Self, especialistas em marketing digital da Blue State Digital. Mas a estratégia de campanha de Dilma na internet será feita pela equipe brasileira a ser formada, usando a experiência e conhecimento de marketing político dos colegas americanos como base. O sistema de arrecadação online utilizado pela equipe de Obama durante a campanha, dentre outras estratégias, no entanto, deverá ter similar na campanha de Dilma, de acordo com Branco.

Leia mais sobre Eleições 2010

 

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRedes sociaisTwitter

Mais de Mundo

Ataque aéreo de Israel a Rafah após novo ataque do Hamas deixa ao menos 35 mortos

Doze pessoas ficam feridas por conta de turbulência durante voo da Qatar Airways

Tornados e tempestades deixam ao menos 14 mortos no sul dos EUA

Arábia Saudita nomeia primeiro embaixador na Síria desde 2012

Mais na Exame