Democrata Beto O'Rourke confirma pré-candidatura para 2020
O'Rourke ganhou popularidade na disputa com Ted Cruz pela cadeira do Texas no Senado
EFE
Publicado em 14 de março de 2019 às 07h00.
Última atualização em 14 de março de 2019 às 10h26.
Washington - O ex-candidato democrata ao Senado dos Estados Unidos pelo Texas, Beto O'Rourke, participará das primárias das eleições presidenciais de 2020, segundo informou nesta quarta-feira uma emissora local de El Paso, cidade natal do político.
A emissora "KTSM", uma filiada local da "NBC", disse que O'Rourke lhes confirmou sua participação nas primárias através de uma mensagem de texto e que amanhã, quinta-feira, o carismático democrata fará o anúncio oficial.
O'Rourke, de 46 anos, gerou um grande interesse dentro e fora dos EUA nas eleições legislativas de novembro ao tentar arrebatar do republicano Ted Cruz sua cadeira no Senado pelo Texas.
Embora tenha sido derrotado, a pequena distância entre ambos (50,9% a 48,3%) e a enorme popularidade que alcançou na campanha, puseram O'Rourke imediatamente entre os favoritos a disputar a indicação do Partido Democrata para a disputa presidencial.
O'Rourke, de fato, era cogitado como presidenciável desde antes das eleições ao Senado, embora durante a campanha tenha negado que fosse concorrer.
Desde então, o democrata saiu do Texas e visitou várias cidades do país para afinar sua candidatura e neste final de semana deve viajar para o decisivo estado do Iowa, que sempre é o primeiro a realizar suas primárias.
Nas pesquisas sobre as eleições primárias, O'Rourke aparece em sexto lugar com 5,3% das intenções de voto, segundo o site RealClear Politiques.
Estas pesquisas são lideradas pelo ex-vice-presidente Joe Biden (que ainda não anunciou se concorrerá) com 29% das intenções de voto, seguido dos senadores Bernie Sanders (22%), Kamala Harris (11,3%), Elizabeth Warren (7%) e Cory Booker (5,8%).
Além de Sanders, Harris, Warren e Booker também anunciaram sua participação nas primárias as também senadoras Kirsten Gillibrand e Amy Klobuchar e o ex-secretário de Habitação e ex-prefeito de San Antonio (Texas), Julián Castro.