Exame Logo

Déficit comercial da zona do euro atinge 3,2 bilhões de euros

Alta dos preços do petróleo e derivados eleva o saldo negativo em maio

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O déficit comercial dazona doeuro teve novo aumento no mês de maio, segundo dados apresentados nesta quarta-feira (18/07) pelo Escritório de Estatística Européia (Eurostat). Segundo os economistas que acompanham o setor, as principais razões para o crescimento foram o aumento dos preços no setor de energia e a maior demanda do mercado interno, que fez as importações suplantarem as exportações no período. De acordo com as informações do Eurostat, publicadas pelo jornal inglês Financial Times, o saldo negativo ajustado em maio foi de 3,2 bilhões de euros frente ao déficit revisado de 1,9 bilhãode euros registrado em abril deste ano. O resultado negativo ficou acima também dos 2,3 bilhões de euros verificados em maio do ano passado.

Os números frustraram as expectativasdeanalistas que haviam previsto que a diferença da balança comercial em maio seria de 1,2bilhãode euros. Segundo o levantamento doEurostat, as importações cresceram 21% em relação a maio de 2005,e as exportações tiveram queda de 15% no mesmo período. A expansão do déficit, no entanto, está menos acelerada este ano. Em maio passado, as vendas externas cresceram 1,2%,e as externas subiram 1,4% em relação à abril.

Veja também

Apesar do último balanço negativo, a Comissão Européia e o Banco Central Europeu esperamquea economia da região cresça 2,1% este ano em relação ao 1,3% alcançado em 2005. "O aumento das importações em maio foi impulsionado, sem dúvida, pelos altos preços do petróleo, o que sugere que a demanda doméstica está relativamente sadia", afirmou Howard Archer, economista-chefe para Europa da consultoria Global Insight. O Produto Interno Bruto dazona doeuro cresceu 0,6% no segundo trimestre deste ano, comparado ao trimestre anterior.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame