Mundo

País pode produzir armas de urânio, segundo Coreia do Sul

De acordo com ministro da Defesa sul-coreano, imagens de satélite comprovaram que a Coreia do Norte também reativou seu reator de produção de plutônio

Kim Kwan-Jin: de acordo com ministro da Defesa da Coreia do Sul, Coreia do Norte é capaz de produzir armas nucleares (Alex Wong/AFP)

Kim Kwan-Jin: de acordo com ministro da Defesa da Coreia do Sul, Coreia do Norte é capaz de produzir armas nucleares (Alex Wong/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2013 às 10h35.

Seul - A Coreia do Sul acredita que o vizinho do norte é capaz de produzir armas nucleares a partir de urânio enriquecido e de suas reservas de plutônio, disse nesta quarta-feira o ministro da Defesa sul-coreano, Kim Kwan-Jin.

"Consideramos que a Coreia do Norte pode produzir armas nucleares utilizando urânio", afirmou Kwan-Jin, citado pela agência de notícias Yonhap, sem dar mais detalhes aos membros do Parlamento.

Tais declarações sobre a capacidade nuclear da Coreia do Norte são raras entre os altos representantes sul-coreanos.

A Coreia do Norte realizou três testes nucleares entre 2006 e fevereiro deste ano. Os dois primeiros usaram plutônio, mas não se sabe se no último experimento, o mais potente, foi utilizado urânio enriquecido.

O ministro informou que Seul acompanha as atividades do complexo norte-coreano de Yongbyon, que, de acordo com algumas imagens de satélite, reativou o seu reator de produção de plutônio e dobrou sua capacidade de enriquecimento de urânio.

"Nós suspeitamos que o Norte está testando um reator e mantemos um olhar atento", disse.

Ainda de acordo com o representante, o programa nuclear norte-coreano é uma estratégia de Pyongyang para obter concessões internacionais, marcando sua posição de "Estado com armas nucleares" e podendo, assim, chantagear o Sul com a ameaça nuclear.

Estima-se que as reservas de material nuclear da Coreia do Norte são suficientes para fazer de seis a dez bombas. Não está claro, no entanto, se o país teria sido capaz capaz de construir uma ogiva nuclear.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulUsinas nucleares

Mais de Mundo

Trump retoma campanha contra um Biden enfraquecido

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Mais na Exame