Exame Logo

Congresso dos EUA luta para finalizar projeto "anti zika"

Parlamentares do Congresso dos Estados Unidos tentam aprovar gastos para eleições e combate ao zika, mas votação está emperrada

Capitólio, sede do Congresso dos EUA: orçamento de US$ 1 bilhão para combater o mosquito do zika está atrasado há meses (Architect of the Capitol/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2016 às 07h17.

Washington - Negociadores do Congresso dos Estados Unidos se apressaram para finalizar um projeto de lei sobre gastos que devem ser feitos para evitar uma paralisia do governo durante as eleições e finalmente fornecer dinheiro para combater a ameaça do zika vírus.

Mas várias questões permanecem, e líderes do Senado adiaram mais uma vez uma votação sobre o tema.

Veja também

A medida provisória manteria o funcionamento do governo após o fim do ano orçamentário neste mês. Esse é o único projeto que tem de passar antes do recesso do Senado para o dia da votação geral de funcionários do governo.

Uma controvérsia sobre se o projeto de Paternidade Planejada deveria se beneficiar do financiamento anti zika em Porto Rico parece ter sido superada, segundo legisladores.

Mas controvérsias não relatadas sobre as regulações do uso de pesticidas, cortes de gastos e limitações sobre o tempo em que caminhoneiros podem dirigir permanecem sem resolução.

Depois que as negociações durante o fim de semana falharam em mostrar progresso, o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, adiou uma votação programada para segunda-feira à noite.

Isso provavelmente significa que o Congresso não deve finalizar sua sessão pré-eleições nesta semana.

A quantia extra de US$ 1 bilhão para combater o mosquito transmissor do zika está atrasada em meses.

Os republicanos não foram rápidos em responder ao pedido do presidente Barack Obama , que data de fevereiro, e então entraram em conflito com democratas ao restringirem novas verbas de saúde para Porto Rico, em um passo que os republicanos reconhecem ter o intuito de garantir que o projeto Paternidade Planejada fosse elegível a receber quaisquer fundos.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDoençasEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticaPolíticosZika

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame