Brasil

Onda de frio: temperatura terá queda brusca no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte a partir de sexta

Temperaturas devem permanecer baixas até o feriado de Corpus Christi, em 30 de maio

Previsão do tempo: IBM vai investir no setor com novo sistema de meteorologia (thenakedsnail/Getty Images)

Previsão do tempo: IBM vai investir no setor com novo sistema de meteorologia (thenakedsnail/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 24 de maio de 2024 às 09h15.

Última atualização em 24 de maio de 2024 às 09h16.

A partir desta sexta-feira, o Brasil deve registrar a chegada da primeira onda de frio do ano. De acordo com informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria está prevista para estabelecer uma queda na temperatura dos estados localizados na região centro-sul do país. O alerta emitido pelo Inmet tem validade desta sexta-feira até domingo.

Os moradores de toda a região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) vão lidar com temperaturas abaixo da média e um final de semana marcado por geadas. O ar polar também vai provocar frio nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no sul dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso, além de trazer a já esperada friagem que se estende do Acre até Rondônia. Embora seja uma mudança brusca, ela já era esperada pelos meteorologistas.

— No outono, na Região Sul é comum a formação de frentes frias, que nada mais são do que o contato entre uma massa de ar frio e uma massa de quente — explica Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

De acordo com Andrea, o frio pode ser acentuado pela presença de um ponto de baixa pressão do ar entre o Paraguai e a Argentina, que organiza áreas de instabilidade e também favorece a formação de chuvas de forma contínua.

— Essas chuvas costumam ser de fracas a intensas, com acumulados significativos, além de provocar rajadas e descargas atmosféricas — complementa a meteorologista

Dados apresentados pelo Climatempo apontam que o ar frio deve permanecer pelo menos até o feriado de Corpus Christi, no dia 30 de maio, que também poderá contar com temperaturas mais baixas.

Acompanhe tudo sobre:ClimaRio Grande do SulParanáSanta CatarinaFrioBrasilSudesteCentro-OesteSul

Mais de Brasil

Governo abre consulta pública para novo modelo de pedágio

Governo do RS promete investir R$ 86 milhões para fazer 750 casas para vítimas de enchentes

Pressionado por greve, Lula vai anunciar obras e aumento de verba para universidades federais

Mais na Exame