Mundo

Comitê anuncia que há 231 candidatos para Nobel da Paz

O número de concorrentes dessa edição é inferior ao do ano passado, quando foi registrado recorde de 247 aspirantes ao prêmio

Entre os candidatos ao prêmio neste ano está o soldado Bradley Manning, acusado de divulgar documentos sigilosos  dos Estados Unidos ao portal WikiLeaks (Bradley Manning Support Network/Flickr)

Entre os candidatos ao prêmio neste ano está o soldado Bradley Manning, acusado de divulgar documentos sigilosos dos Estados Unidos ao portal WikiLeaks (Bradley Manning Support Network/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2012 às 13h59.

Copenhague - O Comitê Nobel norueguês anunciou nesta segunda-feira que 231 candidatos estão concorrendo ao prêmio Nobel da Paz de 2012, dos quais 43 são organizações e os demais pessoas físicas.

O número de concorrentes dessa edição é inferior ao do ano passado, quando foi registrado recorde de 247 aspirantes ao prêmio.

Como detalhou o testamento do inventor sueco Alfred Nobel, criador dos prêmios, pode receber indicação como candidato ao prêmio da Paz catedrático de Universidades de Direito e Ciências Políticas, parlamentar e vencedor de outras edições do mundo inteiro.

Entre os candidatos ao prêmio neste ano estão ativistas russos, bielorrussos, cubanos e o soldado Bradley Manning, acusado de divulgar milhares de documentos sigilosos diplomáticos dos Estados Unidos ao portal WikiLeaks.

A presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf; a também liberiana Leymah Roberta Gbowee e a iemenita Tawakul Karman ganharam o Nobel da Paz do ano passado 'pelas suas lutas não violenta pela segurança das mulheres e seu direito a uma participação plena no trabalho de construção da paz', segundo o Comitê.

O vencedor ou vencedores do Nobel da Paz, o único concedido e entregue fora da Suécia, será conhecido no início de outubro.

Acompanhe tudo sobre:NobelPrêmio NobelWikiLeaks

Mais de Mundo

Grécia vai construir a maior 'cidade inteligente' da Europa, com casas de luxo e IA no controle

Seis mortos na Nova Caledônia, onde Exército tenta retomar controle do território

Guerra nas estrelas? EUA ampliam investimentos para conter ameaças em órbita

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos essenciais, diz diretora do Fed

Mais na Exame