China: Xi planeja primeira reunião presencial com Biden em novembro
O encontro marcaria a primeira viagem internacional do presidente chinês em quase três anos e o primeiro encontro com Biden desde que ele assumiu a posse da Casa Branca
Estadão Conteúdo
Publicado em 13 de agosto de 2022 às 10h07.
Autoridades do governo da China estão planejando uma visita do presidente Xi Jinping ao Sudeste Asiático e um encontro presencial com o presidente dos EUA, Joe Biden, em novembro, de acordo com pessoas familiarizadas com as preparações. O encontro marcaria a primeira viagem internacional do presidente chinês em quase três anos e o primeiro encontro com Biden desde que ele assumiu a posse da Casa Branca.
Autoridades envolvidas nos preparativos disseram que o líder chinês deve primeiro concluir o Congresso do Partido Comunista e em seguida, participar de uma cúpula de líderes do Grupo dos 20 (G20) na ilha indonésia de Bali nos dias 15 e 16 de novembro.
De lá, espera-se que Xi viaje para a capital tailandesa de Bangkok para participar da cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico dois dias depois, disseram eles. Parte dos preparativos, que ainda estão em estágio inicial e podem ser alterados, é preparar uma possível reunião entre Xi e Biden à margem de uma das duas cúpulas, disseram as pessoas.
"A China apoia a Indonésia e a Tailândia como anfitriãs das duas conferências e está disposta a trabalhar com todas as partes para promover a conferência e alcançar resultados positivos", disse o Ministério das Relações Exteriores da China em resposta à pergunta do The Wall Street Journal sobre a potencial viagem de Xi.
A Casa Branca se recusou a comentar. Um funcionário da Casa Branca disse que os dois líderes discutiram uma possível reunião presencial durante sua recente ligação e concordaram que suas equipes acompanhassem para resolver os detalhes. O funcionário se recusou a fornecer detalhes sobre a hora ou o local. Fonte: Dow Jones Newswires