Exame Logo

China investirá mais US$ 3 bilhões na Venezuela

Recursos serão utilizados para o desenvolvimento de projetos que interessam aos dois países

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou neste domingo (3/9) uma parceria com a China para a criação de um fundo de investimento no valor de 5 bilhões de dólares destinado ao desenvolvimento de projetosque interessam aos dois países.

Durante a apresentação de seu programa semanal de rádio e TV, Chávez afirmou que os recursos do fundo serão utilizados na construção de estradas deferroe rodovias, entre outras obras na Venezuela. O presidente do Banco da China, Li Lihui, participou do programa e disse que a China irá prover 60% dos recursos do fundo, ou seja, cerca de 3 bilhões de dólares.

Veja também

O parceria vai ampliar os negócios já existentes entre os dois países. Na última semana, o gigante asiático anunciou investimentos de cerca de 5 bilhões de dólares na estatal venezuelana Petroleos de Venezuela, com o objetivo de impulsionar a extração de petróleo no país até 2012 e, assim, ampliar o fornecimento do óleo aopaís. Atualmente, a Venezuela comercializa 150.000 barris de petróleo por dia à China e, com o acordo, a expectativa é de que esse número suba para 200.000 barris ao dia até o final do ano.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, Hugo Chávez, que é um forte crítico das políticas da Casa Branca, afirma que o estreitamento de relações com a China faz parte de um esforço para criar um mundo "multipolar" e por fim à hegemonia dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame