China diz que capturou drone dos EUA por segurança
País asiático também confirmou que vai devolver o drone submarino capturado no mar da China Meridional
EFE
Publicado em 18 de dezembro de 2016 às 09h32.
Última atualização em 18 de dezembro de 2016 às 09h36.
Pequim, 18 dez (EFE).- O Ministério da Defesa da China disse que a captura de um drone submarino americano por parte de um de seus navios militares se deveu a motivos de segurança e confirmou que devolverá o aparelho em resposta ao pedido do Pentágono.
Em comunicado divulgado no final do sábado, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês Yang Yujun acusou também o Pentágono de "exagerar" o incidente ocorrido nesta quinta-feira em águas do mar da China Meridional, algo que considerou "inadequado".
O Departamento de Defesa americano afirmou neste sábado que tinha chegado a um "entendimento" com Pequim para a devolução desse veículo não tripulado que, segundo Washington, se dedicava a trabalhos de pesquisa científica.
Yang explicou que um barco chinês que navegava pelo mar da China Meridional localizou na tarde da quinta-feira um aparelho não identificado e, para evitar que causasse algum dano à embarcação ou seus tripulantes, decidiu examiná-lo "de maneira profissional e responsável".
Uma vez realizadas essas comprovações, acrescentou o porta-voz chinês, se verificou que se tratava de um drone submarino dos Estados Unidos, por isso que, após entrar em contato com a parte americana, as autoridades do país aceitaram devolvê-lo.
O porta-voz de Defesa chinês lamentou que o Pentágono tornasse público o assunto "de forma unilateral" e "exagerando", o que, afirmou, não ajudou a resolver a disputa.
Yang criticou, além disso, que os EUA estão há algum tempo enviando navios e aviões de combate para realizar trabalhos de reconhecimento em águas chinesas. EFE